Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.
Jeremias 33:3
Existe um ponto em nossa caminhada onde parece que batemos em um muro. A força acaba, a lógica não oferece saídas e o silêncio de Deus parece ser a única resposta. O que fazer quando a nossa própria voz parece fraca demais para ecoar e o coração grita por uma mudança que não vem?
É exatamente nesse lugar de desespero que Deus nos faz um convite poderoso, expresso em Jeremias 33:3. Ele não nos pede uma oração bonita e bem formulada. Ele nos convida a clamar.
Clamar é diferente de apenas orar. O clamor é a voz da alma que chegou ao seu limite. É o grito de quem reconhece sua total incapacidade e dependência. É o momento em que nosso orgulho se quebra, a autossuficiência se desfaz, e nos lançamos no centro da vontade de Deus, dizendo: “Senhor, sem Ti, eu realmente não posso fazer nada!”.
A promessa divina é imediata e poderosa: “Clame a mim e eu responderei“. Note que não há talvez, ou quem sabe. A resposta de Deus é uma certeza para o coração que clama. E a resposta dEle vai além do que pedimos ou pensamos. Ele promete nos revelar “coisas grandiosas e insondáveis”, ou seja, propósitos que não víamos, soluções que não imaginávamos e caminhos que não conhecíamos.
O clamor é o primeiro passo que transforma o caos em testemunho. É nesse ato de rendição que Deus começa a trabalhar. Cada lágrima, cada soluço, cada grito de um coração sincero é ouvido no céu. O Senhor não é um espectador indiferente ao nosso sofrimento. Como nos lembra Tiago, “o clamor do justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).
Mudar de vida, de situação ou de rota nem sempre é fácil. Exige coragem e uma fé que persevera. Talvez você esteja atravessando o deserto mais difícil da sua vida. Talvez esteja enfrentando perdas, lidando com feridas antigas ou paralisado por uma decisão. A mensagem de Deus para você hoje é: não silencie a sua dor. Clame!
Mesmo que tudo ao seu redor diga “não”, mesmo que o tempo de espera pareça longo demais, continue clamando. Levante sua voz não com base no que você sente, mas com base em quem Deus é. Ele ainda é o Deus que acalma tempestades, que abre o mar, que ressuscita sonhos e que transforma destinos. Ele não mudou.
Hoje é o dia de clamar para mudar. Dobre seus joelhos, rasgue seu coração em sinceridade e confie. Aquele que prometeu responder é fiel para cumprir. Seu clamor nunca, jamais, será em vão.
Sugestão de Música:
A essência do clamor, de um coração que se derrama em total dependência de Deus, é perfeitamente capturada na canção “Preciso de Ti” do ministério Diante do Trono.