A cidade de Roca Sales–RS, uma das mais atingidas pelas enchentes de 2024, pode ganhar uma réplica da Arca de Noé como novo ponto turístico. A proposta é da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS), que pretende construir o monumento em um ponto alto do município, com vista para o Rio Taquari e o Cristo Protetor de Encantado.
Inspirado em atrações religiosas da região, o projeto visa impulsionar o turismo e simbolizar um novo começo após a tragédia. A arca terá cerca de 50 metros de largura e 30 metros de altura, com estrutura em concreto e acabamento externo que imita madeira. O interior contará com madeira real e abrigará um museu sobre a enchente, além de cafeteria, restaurantes e até uma vinícola.
Segundo a GZH, a construção, que deve durar de quatro a cinco anos e será financiada pela iniciativa privada, integra um roteiro religioso com atrações em Encantado e Muçum. “A arca representa o ressurgimento. Queremos fazer algo grandioso”, disse o empresário Eduardo Salgado, presidente da AARRS.