Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu, arrependa-se e volte a praticar as obras que no início praticava. Se não se arrepender, virei a você e tirarei seu candelabro de seu lugar.
Apocalipse 2:4-5 (NVT)
Pense na igreja de Éfeso. Jesus começa elogiando: eles trabalhavam duro, tinham perseverança e discernimento doutrinário. Se fizéssemos um “checklist” do crente ideal, eles marcariam quase tudo! Parecia a igreja perfeita. Mas então, Jesus diz a frase que deve ter abalado aquela comunidade: “Tenho, porém, contra você…”. O problema não era o que eles estavam fazendo, mas o que tinham deixado de ser.
“Você abandonou o seu primeiro amor”. A paixão, a devoção, a alegria de simplesmente estar com Cristo tinham se tornado uma rotina fria. O ativismo religioso tomou o lugar do relacionamento. E Jesus leva isso muito a sério. Ele nos dá a receita para voltar: 1) Lembre-se da alegria do início. 2) Arrependa-se de ter transformado o amor em mera obrigação. 3) Volte a praticar as mesmas coisas, mas com a motivação correta. Que nesta terça possamos checar nosso coração. Nossas obras são fruto do nosso amor por Cristo ou apenas uma rotina vazia?
Vamos Orar:
Senhor Jesus, sonda meu coração. Perdoa-me se, na correria e no ativismo, eu deixei o meu primeiro amor por Ti esfriar. Ajuda-me a lembrar, a me arrepender e a voltar a fazer tudo por amor a Ti, e não por obrigação. Restaura em nós, Senhor, o primeiro amor. É o que pedimos em Teu nome, Jesus. Amém.