Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Quem ama o próximo cumpre os requisitos da lei de Deus.
Romanos 13:8 (NVT)
Ninguém gosta de ter dívidas, né? Um boleto, a fatura do cartão… a gente se esforça pra quitar tudo e ficar em paz. O apóstolo Paulo usa essa ideia para nos ensinar algo revolucionário. Ele diz: “não devam nada a ninguém”, mas abre uma única exceção: o amor. Essa é a única dívida que Deus nos incentiva a ter para sempre.
Mas essa não é uma dívida que oprime; é uma dívida que nos move. É um “boleto” que temos o prazer de pagar todos os dias com atos de bondade, paciência, serviço e perdão. E o mais incrível é que, ao “pagar” essa dívida de amor, estamos cumprindo toda a Lei de Deus. Afinal, quem ama de verdade não rouba, não mata, não cobiça. O amor se torna o cumprimento natural de todos os mandamentos. Neste sábado, ao interagir com sua família, amigos ou até estranhos, lembre-se desse “boleto”. Cada ato de amor é um pagamento que agrada ao coração do Pai.
Vamos Orar:
Pai, obrigado por nos libertar de toda condenação. Ajuda-nos a entender que a nossa única dívida é o amor. Que o nosso coração transborde de um desejo genuíno de “pagar” essa dívida a todos ao nosso redor, todos os dias. Enche-nos do Teu amor para podermos compartilhá-lo. Em nome de Jesus, nosso exemplo de amor, amém.