Timóteo era um jovem pastor em uma cultura que valorizava a experiência dos mais velhos. É fácil imaginar sua insegurança ao liderar pessoas que poderiam ser seus pais ou avós. Ele poderia ser facilmente desprezado. A instrução de Paulo para ele não foi “espere ficar mais velho para ser relevante”, mas uma convocação para validar seu ministério não com a idade, mas com a vida.
Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no Espírito, na fé, na pureza.
1 Timóteo 4:12 (King James Atualizada)
Paulo muda o foco da idade de Timóteo para a sua conduta. A maneira de inspirar os crentes não era com autoritarismo, mas ao ser exemplo. E ele detalha um “currículo” completo para essa vida exemplar: na palavra (o que falamos), no procedimento (como vivemos), no amor (como tratamos os outros), na fé (nossa confiança em Deus) e na pureza (nossa integridade). Este chamado não é apenas para jovens ou líderes; é para todo cristão. Nossa vida é a pregação mais alta que faremos. A melhor forma de apontar as pessoas para Cristo é ser exemplo de uma vida transformada por Ele.
Vamos Orar:
Pai, obrigado porque o nosso valor em Teu Reino não é medido pela nossa idade, mas pelo nosso caráter. Ajuda-nos, pelo Teu Espírito, a ser exemplo em nossa maneira de falar, de viver, de amar, em nossa fé e em nossa pureza. Que nossa vida seja um reflexo do Teu caráter. Em nome de Jesus, nosso maior Exemplo, oramos. Amém.