Todo artesão habilidoso se orgulha de suas ferramentas e da precisão com que as utiliza. Um carpinteiro que conhece sua madeira, um músico que domina seu instrumento… eles trabalham com uma excelência que não os deixa envergonhados. O apóstolo Paulo usa essa mesma imagem de um trabalhador diligente para nos ensinar sobre a nossa vida espiritual, especialmente sobre como lidamos com a nossa ferramenta mais preciosa.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15 (King James Atualizada)
Este versículo nos dá o alvo e o método da vida cristã. O alvo não é a aprovação dos homens, mas ser aprovado por Deus. Ele é o Mestre de Obras que avalia nosso serviço. O método para alcançar essa aprovação é “manejar bem a Palavra da verdade”. Isso implica mais do que uma leitura superficial. Significa estudar com diligência, interpretar com correção, aplicar com sabedoria e viver com integridade a verdade que a Bíblia ensina. Ser um obreiro aprovado por Deus é um chamado contra a preguiça espiritual, um convite para nos aprofundarmos no conhecimento que nos torna úteis para o Seu Reino.
Vamos Orar:
Pai, eu desejo ser um obreiro aprovado por Deus, que não tem do que se envergonhar. Desperta em mim uma fome e uma diligência para estudar e manejar bem a Tua Palavra. Que a minha vida seja um reflexo fiel da verdade que aprendo em Ti. Queremos ser achados fiéis diante de Ti. No nome de Jesus, a Palavra da Verdade, oramos. Amém.