Com quase 20 anos de estrada, a Onimusic conta com um cast bastante eclético, passando pelos estilos mais tradicionais, como o worship, e também mirando no pop, na MPB e nas raízes nordestinas. Trazendo nomes como Gabriela Rocha, Isaias Saad, Gabriel Guedes, Diante do Trono, Lukas Agustinho, Sarau do Reino e Coletivo Candiero, a empresa também aposta em novos nomes e em todas as gerações.
Sempre de olho nos novos talentos, a Onimusic apresenta o cantor Norton, que começou a postar algumas composições românticas no SoundCloud por volta de 2013. Quatro anos depois, ele foi descoberto por um produtor da sua cidade e gravou um EP.
– Eu não tinha pensado em gravar ou lançar algo profissionalmente, mas, depois que o EP ficou pronto e a gente lançou, eu nunca mais parei. Tive carreira na música pop romântica, assinei com gravadora, conheci grandes artistas nacionais e, quando as coisas estavam começando a engrenar, Deus me chamou para largar tudo e viver só do louvor. Esse período da carreira secular foi de 2016 até dezembro de 2022, eu literalmente fugia do ministério mesmo sendo do louvor da minha igreja e sempre dizia que nunca seria cantor gospel. Em outras palavras, eu não queria a música como um ministério, mas, quando Deus chamou, foi irresistível e não tive como negar. A decisão mais doida da minha vida (e a melhor também) foi largar tudo para obedecer à direção de Deus – testemunha Norton.
Referências Musicais
Envolvido com a música desde bebê, Norton se interessou realmente pela música aos 9 anos quando ganhou um violão da bisavó. Suas principais referências musicais são bem distintas, de Justin Bieber e John Mayer, passando por Hillsong, Mosaic MSC, Tiffany Hudson e Aodhán King, além de Oficina G3, Steve Vai, Paramore e NX Zero.
– O balanço que eu faço é o que diz em Romanos 8:28, de fato tudo tem cooperado, vejo a mão do Senhor em tudo e vejo avanço em tudo. Independente do gênero, consigo ver tudo cooperando em todos esses anos. O tempo no secular também serviu de muito aprendizado, fui produzido por um dos maiores produtores do pop nacional, a qual é o Douglas Moda (produz Luísa Sonza, Vitão, Iza, Luccas Carlos, Di Ferrero), aprendi demais vendo ele produzir. E comecei como artista independente, então serviu para aprender sobre literalmente tudo que precisa para um lançamento acontecer – ressalta o artista, que teve um divisor de águas após participar da Estância Paraíso, em Belo Horizonte–MG.
Do Pop Romântico Para O Gospel
Já no gospel, Norton fez sua estreia em 2023 com o single “Renúncia”. De lá para cá foram mais quatro singles, um EP e um álbum. De acordo com Norton, entrar na Onimusic já era um desejo antigo, mas ele acabou indo para outra gravadora. No final de 2024, ele realizou o sonho e assinou com a empresa, por onde se prepara um álbum que terá seu primeiro single lançado ainda em outubro deste ano.
– Esse álbum é a melhor coisa que já fiz até hoje. Tem músicas para sorrir, para chorar, para refletir, músicas para acalmar e gerar um mix de sentimentos em quem ouvir. Em termos de produção musical, temos pop, samba, trap, rap, MPB e funk, mas, independente do estilo, tudo é adoração a Deus. Como diz meu bordão, “tô falando do Pai” porque gastei tempo demais abordando coisas menos importantes, agora é tudo para o Pai. Tem muita Bíblia nas letras, muita vulnerabilidade, verdadeiras orações que transformei em música e espero que muita gente se identifique – declara Norton, que faz parte há 14 anos da CCVideira, do pastor Costa Neto, onde atua como produtor musical.
Para o Diretor de Negócios Criativos da Onimusic, Éliton Nascimento, as expectativas são as melhores possíveis para desenvolver essa nova fase do artista e o foco será construir todas as bases para que Norton possa ter uma carreira longe e sólida.
– Norton é um artista que entrou em nosso radar há algum tempo. Distribuímos a igreja que ele faz parte – o Videira Music – então foi natural esse papo começar em algum momento. Agora é a hora de desenvolvermos o projeto nos últimos meses. Norton é um artista e suas vivências com Deus compõem toda sua identidade musical impressa em canções incríveis que retratam como ele enxerga e vive essa jornada diária. Estamos muito animados na construção dessa caminhada do Norton e olhar para a arte de alguém comprometido com a fé que professa e com os valores que constroem um “Som que Alimenta”. O fato dele ser um artista Gen-Z é um plus. No fim do dia, é necessário fazermos música e arte além de rótulos – afirma Éliton.
Projeto Autoral
As gravações do projeto aconteceram no Rio de Janeiro e foi todo produzido pelo próprio cantor, que contou com a ajuda do amigo Caiq em duas faixas. Já o audiovisual é assinado por Felipe Thomaz, que já trabalhou com nomes como Melim, Elza Soares, Belo e L7nnon.
– Gravar no Rio de Janeiro foi uma experiência diferente para mim. Tive que dar uma de ator em algumas cenas e foi fora da minha zona de conforto, mas foi bem divertido gravar tudo. Os clipes comunicam muito bem a mensagem que eu quis passar nas músicas e, permitindo Deus, a gente lança o primeiro single em outubro – avisa Norton.
O jovem artista vê como um privilégio poder se comunicar com sua geração através da música. Ele espera que as pessoas de sua idade entendam que faz sentido gastar sua juventude andando com Jesus e O fazendo conhecido.
– Jesus esteve comigo em todos os momentos e já viu minha pior versão e mesmo assim não desistiu de mim. E mesmo eu já tendo errado tanto, o Senhor ainda me deu tantos dons, tantas bênçãos. Sempre que vou compor algo novo fico meio nervoso porque sei que sem Ele não sai nada e Ele sempre entrega algo novo e melhor. Para mim, o maior desafio é conseguir equilibrar o “fazer para o Senhor” e “estar com o Senhor”, tempo de serviço para Deus não é tempo de intimidade. Constantemente preciso ser lembrado de que o segredo está no secreto, gastando tempo na presença, sendo o que me abastece em todos os sentidos. O maior desafio é nunca deixar o fogo apagar. Até minha maior vontade é ser uma referência de alguém que ama e vive por Jesus, não apenas uma referência de bom cantor – finaliza.