O Dr. James Tour, uma das maiores referências mundiais em química orgânica sintética e nanotecnologia, uniu a ciência e a fé em um momento marcante na Universidade de Harvard. Reconhecido por suas contribuições acadêmicas, que incluem mais de 650 artigos científicos e 120 patentes, o professor da Rice University também é um judeu messiânico que compartilha abertamente sua crença cristã.
Recentemente, em uma palestra em Harvard, ele foi além do discurso técnico. Ao falar sobre as evidências da ressurreição de Cristo, ele se ajoelhou e fez uma oração, convidando os estudantes a se unirem a ele. “Quando você vê essa evidência, quando ouve a evidência da ressurreição de Jesus dentre os mortos, aja conforme a medida de fé que você tem”, disse ele, incentivando a ação, mesmo que a certeza fosse de apenas 10%.
Tour guiou os alunos na seguinte oração: “Senhor, obrigado por morrer por mim, porque eu sou um pecador. Senhor, eu creio, mas ajuda a minha incredulidade. Eu creio que Jesus é o Senhor e creio que Ele ressuscitou dentre os mortos. Enche-me com o teu Espírito Santo e deixa-me viver para Ti, em nome de Jesus. Amém'”.
De Cientista Judeu a Cristão
A jornada de fé de James Tour começou na universidade. Criado no judaísmo, ele se converteu ao cristianismo em 1977, após se aprofundar no conceito de pecado e redenção. Em um momento de reflexão, ele reconheceu que Jesus era o salvador. Segundo ele, sua oração foi respondida de forma imediata e profunda: “De repente, Jesus Cristo entrou no meu quarto! Ele estava no meu quarto! Comecei a chorar, sua presença era tão gloriosa e esse incrível senso de perdão começou a tomar conta de mim”.
Segundo o God Reports e jmtour, hoje, além de suas atividades em pesquisa e inovação, James Tour dedica seu tempo a ministrar estudos bíblicos, participar de palestras e compartilhar seu testemunho, buscando conciliar a fé e a ciência. Ele até mesmo oferece encontros via Zoom para aqueles que têm dúvidas sobre a ressurreição de Jesus, reafirmando seu compromisso em unir sua paixão pela ciência e sua convicção pessoal.