Há momentos em que a vida nos atinge com tanta força que o único instinto é procurar um lugar para se esconder. Pode ser a caverna do luto, da depressão, da ansiedade ou do fracasso. Lá dentro, na escuridão, as paredes ecoam as mentiras do inimigo: “Você está sozinho”, “Não há mais esperança”, “É o fim”. Sentimo-nos exaustos, isolados e, por vezes, até desejamos que tudo acabe. Se você se sente assim, saiba que um dos maiores profetas de Deus, Elias, esteve exatamente nesse lugar. E a forma como Deus o resgatou nos mostra o caminho para fora da nossa própria caverna.
A história de Elias em 1 Reis 19 é chocante porque ele não entra na caverna após uma derrota, mas logo após a maior vitória de sua vida no Monte Carmelo. Ele havia acabado de confrontar 450 profetas de Baal, orou e fogo desceu do céu. Mas a ameaça de uma única mulher, Jezabel, foi suficiente para lançá-lo em uma espiral de medo e desespero. Isso nos ensina que a exaustão espiritual e emocional pode nos atingir justamente quando estamos mais vulneráveis, após uma grande batalha.
Fugindo, Elias se senta debaixo de uma árvore e faz uma oração sincera, mas terrível: “Já basta, Senhor; tira a minha vida”. Esta é a oração que Deus se recusou a responder. Por quê? Porque Deus via um futuro e um propósito que o profeta, cego pela dor, não conseguia enxergar. O “basta” de Elias não era o “basta” de Deus.
Deus não respondeu à oração de Elias, mas respondeu à dor de Elias. E Seu método para nos tirar da caverna é um manual de restauração.
Os 4 Passos de Deus para nos Tirar da Caverna
1. Ele Cuida do seu Corpo Antes de Falar com sua Alma. A primeira ação de Deus não foi um sermão ou uma repreensão. Foi enviar um anjo com pão e água, por duas vezes, e deixar Elias descansar. Deus entende nossa frágil constituição humana. Ele sabe que, muitas vezes, a exaustão física e emocional é a porta de entrada para a depressão espiritual. O primeiro passo para saindo da caverna é, por vezes, cuidar do básico: dormir o suficiente, se alimentar bem, descansar o corpo. Deus se importa com você por inteiro.
2. Ele te Pergunta Onde Dói. Após fortalecer Elias, Deus o leva até Horebe, o monte de Deus, e na caverna, faz uma pergunta gentil e direta: “Que fazes aqui, Elias?”. Não era uma acusação, mas um convite para que o profeta abrisse seu coração ferido. Elias desabafa sua solidão, seu medo, sua autocomiseração. Deus nos convida a fazer o mesmo. Ele quer ouvir de nossa boca a dor, a raiva, a frustração. A cura começa quando somos honestos com nosso Pai.
3. Ele se Revela no Silêncio, Não no Barulho. Deus então ensina a Elias uma lição sobre Sua presença. Houve um vento forte, um terremoto e um fogo, mas o Senhor não estava em nenhum deles. Então, veio uma “voz mansa e delicada”, um sussurro. Deus nos mostra que, para sairmos da caverna, precisamos parar de esperar por intervenções espetaculares e barulhentas. Precisamos aquietar nossa alma para ouvir o Seu sussurro gentil, que traz paz, clareza e direção, mesmo quando as circunstâncias ao redor ainda são tempestuosas.
4. Ele te Dá um Novo Propósito. Deus não diz a Elias: “Coitadinho, seu trabalho acabou, pode se aposentar”. Pelo contrário! Ele lhe dá uma nova lista de tarefas: ungir novos reis e, o mais importante, ungir Eliseu como seu sucessor. Deus cura nossa depressão e nosso desânimo não apenas com consolo, mas nos dando um novo propósito. O chamado de Deus para o futuro é o que nos puxa para fora da caverna do passado. É a prova de que Ele ainda não terminou conosco.
A caverna pode parecer um lugar seguro para se proteger da dor, mas é um lugar de estagnação e morte. O chamado de Deus para Elias e para nós é o mesmo: “Levanta-te, porque ainda há um caminho longo pela frente.”. Ele nos sustenta, nos ouve, se revela a nós e nos dá um novo propósito. Não é o fim. É só uma pausa para ser fortalecido pelo Pão do Céu. Levanta. Caminha. Ele está contigo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: ‘Levanta-te e come, pois a tua viagem será muito longa’.
1 Reis 19:7
Sugestão de Música:
A canção “Ressuscita-me” de Aline Barros é um clamor poderoso que se alinha à experiência de Elias. A letra “Remove a minha pedra, me chama pelo nome, muda a minha história, ressuscita os meus sonhos” é uma oração para sair de um lugar de morte e isolamento (a caverna) e ser chamado para uma nova vida por Aquele que tem poder para nos restaurar e nos dar um novo futuro.