Três tornados, com ventos que atingiram até 330 km/h, devastaram cidades da região central do Paraná na última sexta-feira (7), causando uma tragédia com seis mortes e cerca de 750 feridos. Os municípios mais atingidos foram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo.
Cenário de “Guerra”
A cidade mais impactada foi Rio Bonito do Iguaçu. O pequeno município, com aproximadamente 14 mil habitantes, teve cerca de 90% de sua área urbana destruída pela passagem de um tornado classificado como categoria 3. Residências, veículos, comércios e escolas foram devastados, transformando a paisagem em um cenário de destruição. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 22 pacientes seguem internados em hospitais devido aos ferimentos.
O Milagre na Igreja
No epicentro da destruição em Rio Bonito do Iguaçu, a Igreja Assembleia de Deus teve seu templo totalmente demolido pela força do vento, sobrando apenas quatro colunas.
O tornado atingiu a cidade poucos minutos antes do início do culto do Congresso de Missões. No momento, apenas uma pessoa estava dentro da igreja: Jean Uniat, o sonoplasta, que estava arrumando a decoração.
Surpreendido pela tempestade, o jovem recém-casado buscou refúgio debaixo de duas colunas – o único ponto que se manteve de pé em toda a estrutura.
“Esse carro que está esmagado aí é o carro do nosso sonoplasta. Deus levou ele naquele cantinho e ele conseguiu escapar dos escombros. O Jean é um milagre de Deus!”, testemunhou um membro em vídeo.
Clóvis, líder do Departamento de Missões, confirmou o livramento: “Ele se arranhou bastante. Ele estava ajeitando a decoração para nós, por milagre de Deus, ele sobreviveu.”
Livramento
Em meio à dor e à visão da igreja destruída, Clóvis expressou alívio pelo livramento de uma tragédia ainda maior.
“O Congresso de Missões ia começar na sexta-feira, quando foram 18h deu [o tornado]. Deus ainda nos guardou. Nós éramos para estar com 150 pessoas dentro da igreja,” testemunhou. Ele descreveu o fenômeno como “tudo muito rápido, 30 segundos, 1 minuto.”
Segundo o G1, apesar da devastação, a igreja usou as redes sociais para reafirmar a fé e a esperança da comunidade:
“A presença de Deus tem nos sustentado, pouco tempo antes estávamos nas ruas de Rio bonito evangelizando. Mesmo na dor do luto, da perda, e em meio a destruição, nós escolhemos confiar e crer que Deus está cuidando de nós.”
A Assembleia de Deus iniciou uma campanha para arrecadar doações e ajudar as famílias afetadas com itens essenciais. Doações podem ser feitas via Pix: 23172773000150 (CNPJ).




