A província de Shandong, na China, tornou-se a primeira região do país a atribuir pontuações individuais de crédito social aos cristãos. Essa medida discriminatória e restritiva foi discutida durante uma conferência de implementação experimental.
Perseguição pelo Crédito Social:
As “Medidas Administrativas sobre os Créditos de religiosos da Província de Shandong (em Implementação Experimental)” indicam que a pontuação de crédito da província para religiosos será implementada em toda a província. Isso fortalece um controle abrangente sobre os membros das igrejas sancionadas pelo Estado, dificultando assim a pontuação para membros de igrejas domésticas, sem autorização do governo.
Conferência para Implementar as Medidas:
Um relatório do “Comitê de Assuntos Étnicos e Religiosos” da província de Shandong afirmou que nos dias 21 e 22 de agosto, uma conferência de avanço na implementação experimental foi realizada sobre o gerenciamento de crédito para religiosos. O líder do grupo do Partido do Comitê de Assuntos Étnicos e Religiosos da Província, Luo Jun, compareceu à reunião e proferiu um discurso. Mais de 30 pessoas das cidades e condados da província se reuniram, incluindo Zibo, Rizhao, Linyi, Dezhou, Qingzhou, Taian e o Distrito de Taishan.
Progresso em Direção à Perseguição:
Segundo informações fornecidas ao ChinaAid, a reunião apontou que a implementação experimental tem explorado e praticado a coleta, identificação, avaliação e aplicação de informações de crédito para religiosos. Ela desenvolveu experiências e práticas que parecem comuns a todos e alcançou resultados suaves e em fases, fornecendo informações importantes e insights preciosos para avançarem na implementação experimental em toda a província.
Foco:
Ainda segundo fontes, durante a reunião, os membros exigiram que áreas em várias partes da província de Shandong, que faziam parte do teste, aumentassem sua “consciência ideológica”. As áreas também deveriam considerar a construção de crédito como o foco principal para apoiar a gestão rigorosa dos assuntos religiosos. O foco das medidas é aumentar a consciência política.
Lançamento em Shandong:
O Comitê de Assuntos Étnicos e Religiosos da Província de Shandong lançou essas medidas em 27 de setembro de 2022. Shandong é a primeira província da China a formular e implementar tais políticas em caráter experimental.
Cidade de Jinan:
Em 17 de março de 2023, as associações cristãs controladas pelo governo da cidade de Jinan, na província de Shandong, realizaram uma reunião na Igreja que fica na Rua Jingsi para iniciar e implementar o gerenciamento de crédito para o pessoal da igreja na cidade.
Classificações:

A avaliação de crédito social para religiosos restringirá de forma significativa a expressão e prática da fé cristã entre o pessoal religioso. O lançamento na província de Shandong categoriza as informações de crédito em três tipos: informações básicas, informações adversas e informações honorárias. Através de uma plataforma que armazena informações sobre religiões na província, ocorre a troca de dados, coleta e entrada de dados pelos departamentos de assuntos religiosos nos níveis provincial, municipal e de condado, bem como por organizações religiosas. A avaliação de crédito é dividida em cinco níveis: excelente, bom, razoável, ruim e muito ruim, implementando um sistema de classificação.
Classificações são Feitas por Não-Crentes:
Os religiosos registrados pelo governo enfrentarão restrições rigorosas para expressar a sua fé. As autoridades categorizarão os religiosos de acordo com o conteúdo da fé cristã expressada por eles, e alguns podem ser classificados como “comportamento adverso” ou “causando efeitos negativos“. O que constitui “comportamento adverso” ou “causar efeitos negativos” será determinado pelos funcionários dos departamentos governamentais relevantes.
Gestão Rigorosa da Religião:
As autoridades religiosas locais na província de Shandong afirmam que seu objetivo é dar continuidade ao espírito do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China e à diretiva do Presidente Xi Jinping sobre “gestão rigorosa da religião” de forma ampla.
Uma Pontuação Ideológica:
A religião está sujeita a discriminação significativa sob o governo do Partido Comunista Chinês. As medidas de pontuação de crédito social e monitoramento direcionadas aos religiosos pelo governo de Shandong estão entre as ações discriminatórias graves. Essas pontuações de crédito diferem das do sistema financeiro; elas se baseiam em critérios ideológicos específicos. A dúvida é, se o religioso for submetido a tal pontuação de crédito, seriam também estabelecidos os sistemas de pontuação de crédito semelhantes para pessoas de outras atividades profissionais?
Com informações da ChinaAid