A Bíblia nos fala de um lugar indescritível, reservado para aqueles que amam a Deus: o Céu. Em 1 Coríntios 2:9, o apóstolo Paulo declara:
Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;
1ª Coríntios 2:9 NVI
Diante dessa perspectiva gloriosa, a reflexão sobre a vida após a morte nos desperta para a importância da preparação. O que podemos fazer para estarmos prontos para a eternidade?
Aumento da Fé e Santidade: Requisitos para o Céu
O texto nos lembra da necessidade de uma fé maior em Cristo e no Pai. Sem ela, precisaremos avaliar se realmente estamos vivendo uma vida cristã genuína, pois como podemos acreditar no céu, sem crer e seguir plenamente o que a bíblia revela para nós? Eu chamaria isso de fé seletiva e certamente não provém de Deus!
Ao mesmo tempo, somos chamados a buscar a santificação pelo Espírito Santo. Isso significa um estilo de vida consagrado a Deus, em que nos afastamos do pecado e nos dedicamos a viver de acordo com a Sua vontade. Não seremos perfeitos, mas somos conscientes que precisamos buscar nos limparmos diariamente e buscar não viver no pecado, ou seja, praticando continuamente os mesmos atos.
É importante reconhecer a grandiosidade da recompensa que nos espera: “o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14). Essa recompensa não pode ser perdida por negligência.
Trabalhadores Ligados a Cristo: Unidade e Santidade
A verdadeira santificação, baseada na verdade do Evangelho, nos capacita a nos tornarmos colaboradores de Deus. Unidos à fonte de todo o poder, perseverando em nossas obrigações e crescendo na compreensão do amor divino, nos aproximamos cada vez mais de Cristo. Nessa união, alcançamos a plenitude em Deus.
As glórias reservadas aos que permanecem fiéis a Deus estão além de qualquer imaginação humana. O Senhor promete honrar e exaltar Seus seguidores. Seu conhecimento se expandirá continuamente, e a cada passo dessa jornada, a realidade superará as expectativas.
O Tempo Urge: Trabalhe para a Eternidade
O texto nos adverte sobre a brevidade da vida. O tempo que nos resta deve ser empregado ativamente no serviço cristão, fazendo o bem ao próximo e buscando o Reino de Deus e a Sua justiça .
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6:33 NVI
Essa dedicação gerará frutos em forma de boas obras e uma influência positiva sobre aqueles que nos rodeiam.
A Importância da Preparação: Uma Autoavaliação
A reflexão nos convida a uma autoavaliação honesta. O que estamos fazendo para nos prepararmos para a eternidade? Ansiamos por algo mais elevado e melhor do que a vida terrena oferece?
Nossa influência, consciente ou inconsciente, tem sido no sentido do bem? Estamos servindo a Deus com fidelidade, utilizando os recursos que Ele nos confiou para promover a Sua causa e glorificar o Seu nome?
O Senhor anseia pela nossa entrega completa:
Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos,
Provérbios 23:26 NVI
Conclusão: Buscando o Céu Hoje
O Céu não é um destino distante, mas uma realidade que deve motivar a nossa vida cristã aqui na terra. Ao cultivarmos a fé, a santidade e o serviço a Deus, nos preparamos para a eternidade gloriosa que nos espera.
Que possamos, a cada dia, renovar o nosso compromisso com Cristo e trabalhar ativamente para construir um legado eterno que glorifique a Deus!