Você já se sentiu tentado a desobedecer a Deus? Já achou que o seu jeito era melhor que o jeito de Deus? Se você já passou por isso, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas na Bíblia também tiveram atitudes de rebeldia contra Deus e sofreram as consequências.
Um desses exemplos foi o rei Saul. Ele foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Ele tinha tudo para ser um bom rei, mas ele deixou o orgulho e a desobediência tomarem conta do seu coração. Em uma ocasião, Deus mandou Saul atacar os amalequitas e destruir tudo que eles tinham. Mas Saul não obedeceu completamente. Ele poupou o rei dos amalequitas e ficou com os melhores animais do rebanho.
Quando o profeta Samuel chegou para ver Saul, ele ouviu o balido das ovelhas e perguntou: “O que é esse barulho?” Saul respondeu que tinha guardado os animais para oferecer sacrifícios a Deus. Mas Samuel disse: “O Senhor tem mais prazer em que você obedeça à sua palavra do que em sacrifícios de animais. A rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria” (1 Samuel 15:22-23).
Samuel estava dizendo que a rebeldia contra Deus é um pecado muito grave. É como se a pessoa estivesse se envolvendo com coisas malignas ou adorando outros deuses. Quem se rebela contra Deus está dizendo que não reconhece a sua autoridade e que prefere seguir os seus próprios caminhos.
Por causa da sua rebeldia, Saul perdeu o favor de Deus e foi rejeitado como rei. Ele também perdeu a paz e a alegria em sua vida. Ele se tornou um homem amargurado e invejoso, que tentou matar Davi várias vezes.
A história de Saul nos ensina uma lição importante: devemos obedecer a Deus em tudo. Não podemos escolher apenas aquilo que nos agrada ou nos convém. Devemos fazer a vontade de Deus mesmo quando não entendemos ou quando é difícil.
Deus sabe o que é melhor para nós. Ele nos ama e quer nos abençoar. Quando obedecemos a Deus, mostramos que confiamos nele e que somos gratos por tudo que ele fez por nós.
Explicação resumida para crianças:
Sabe quando você faz birra porque não quer fazer alguma coisa? Ou quando você mente para os seus pais porque fez algo errado? Isso é ser rebelde.
Ser rebelde é não querer obedecer quem manda em você. E sabe quem manda em todos nós? É Deus!
Deus é nosso Pai do céu e ele sabe tudo sobre nós. Ele nos ama muito e quer cuidar de nós.
Mas às vezes nós não queremos fazer o que ele pede. Nós achamos que sabemos mais do que ele ou que podemos fazer as coisas do nosso jeito.
Isso é muito ruim! Quando nós desobedecemos a Deus, nós estamos fazendo algo muito feio aos olhos dele.
Um homem na Bíblia chamado Saul fez isso. Ele era um rei muito poderoso, mas ele não quis obedecer ao comando de Deus.
Ele achou que podia fazer as coisas do seu jeito e ficar com algumas coisas dos inimigos dele.
Mas isso deixou Deus muito triste! E sabe o que aconteceu com Saul? Ele perdeu tudo! Ele perdeu o seu reinado, sua família, seus amigos e até mesmo sua felicidade!
Você não quer ser como Saul, né?