“Então ele me ordenou: ‘Venha aqui e mate-me! Estou na angústia da morte!’. “Por isso aproximei-me dele e o matei, pois sabia que ele não sobreviveria ao ferimento. Peguei a coroa e o bracelete dele e trouxe-os a ti, meu senhor”. 2 Samuel 1:9-10 (NVI)
Você já ouviu falar de eutanásia? Eutanásia é quando alguém mata outra pessoa para acabar com o seu sofrimento. Às vezes, a pessoa que está sofrendo pede para morrer. Isso é chamado de suicídio assistido. Mas será que isso é certo aos olhos de Deus?
A Bíblia conta a história de um rei chamado Saul. Ele tinha perdido uma guerra e estava ferido. Ele não queria ser capturado pelos seus inimigos e pediu para um homem matá-lo. O homem obedeceu e depois foi contar para Davi, que era amigo de Saul. Mas Davi ficou muito triste e mandou matar o homem que tinha matado Saul. Por quê? Porque ele tinha desrespeitado a vida que Deus tinha dado a Saul.
A Bíblia ensina que matar é pecado (Êxodo 20:13). Isso vale para qualquer tipo de morte: assassinato, aborto, suicídio ou eutanásia. A vida humana é sagrada porque foi criada por Deus à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27). Só Deus pode dar e tirar a vida (Jó 1:21). Quando alguém mata outra pessoa, está se colocando no lugar de Deus.
Mas e se a pessoa está sofrendo muito? Será que não seria melhor morrer do que viver assim? Não, porque o sofrimento faz parte da vida neste mundo caído pelo pecado (Romanos 8:22). O sofrimento não é bom em si mesmo, mas pode ter um propósito na vontade de Deus. O sofrimento pode nos aproximar mais de Deus, nos fazer mais humildes, mais pacientes, mais solidários com os outros (Romanos 5:3-5).
Além disso, o sofrimento não dura para sempre. Há esperança para quem crê em Jesus Cristo. Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos. Quem confia nele tem a certeza da salvação eterna (João 3:16). Um dia, Jesus voltará para buscar os seus filhos e os levará para o céu, onde não haverá mais dor nem morte (Apocalipse 21:4).
Portanto, não devemos promover nem aceitar a eutanásia ou o suicídio assistido como soluções para o sofrimento. Devemos respeitar a vida que Deus nos dá e confiar na sua soberania sobre todas as coisas. Devemos também ajudar as pessoas que estão sofrendo com amor, compaixão e oração. Devemos mostrar-lhes o evangelho da graça de Deus em Jesus Cristo.
Explicação resumida para crianças:
Deus fez todas as pessoas com muito amor. Ele quer que elas vivam felizes com ele para sempre. Mas às vezes as pessoas ficam doentes ou machucadas e sentem muita dor. Elas acham que seria melhor morrer do que viver assim.
Mas isso não é verdade! Morrer não é bom porque foi por causa do pecado que as pessoas começaram a morrer. Só Deus pode decidir quando alguém deve morrer porque ele sabe tudo. Ninguém pode matar outra pessoa nem pedir para alguém matá-la porque isso desagrada muito a Deus.
Deus ama as pessoas que estão sofrendo e quer ajudá-las sempre!
Canção Gospel Sugerida: Ressuscita-me – Aline Barros