“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:”
Eclesiastes 3:1 ARC
Você já se perguntou por que as coisas acontecem no tempo de Deus e não no nosso? Por que às vezes temos que esperar, sofrer, chorar, lutar, enquanto outras vezes podemos nos alegrar, celebrar, descansar, amar? A Bíblia nos ensina que há um tempo para todas as coisas debaixo do céu, e que esse tempo é determinado por Deus.
O propósito de Deus para cada tempo
Deus não faz nada sem um propósito. O Senhor tem um plano perfeito para a nossa vida, e sabe o que é melhor para nós em cada situação. O nosso Deus também sabe que precisamos aprender, crescer, amadurecer e nos preparar para o seu chamado. Por isso, Ele permite que passemos por diferentes tempos e estações, tanto de alegria como de tristeza, tanto de paz como de guerra, tanto de vida como de morte.
O propósito de Deus para cada tempo é nos moldar à sua imagem, nos fazer mais parecidos com Jesus, e nos fazer cumprir a sua vontade. Precisamos confiar nele em todo o tempo, que o louvemos em todo o tempo, que o sirvamos em todo o tempo. Ele quer que sejamos gratos pelo que ele nos dá, e que sejamos fiéis no pouco e no muito.
A confiança em Deus em cada tempo
Para vivermos bem cada tempo debaixo do céu, precisamos confiar em Deus. Precisamos crer que ele está no controle de tudo, que ele sabe o que faz, e que ele tem o melhor para nós. Precisamos entregar a ele os nossos planos, os nossos sonhos, os nossos medos, as nossas angústias, e deixar que ele cuide de nós.
A confiança em Deus nos dá paz, esperança, alegria e força. Ela nos ajuda a enfrentar as dificuldades com coragem, a superar as perdas com consolo, a aproveitar as bênçãos com gratidão. Ela nos faz ver além das circunstâncias, e nos faz descansar na sua soberania, na sua fidelidade, na sua bondade e no seu amor.
A glória de Deus em cada tempo
O objetivo final de tudo o que acontece debaixo do céu é a glória de Deus. Ele é digno de toda honra, louvor e adoração em cada tempo da nossa vida. Ele é o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas, o Senhor de todas as coisas. Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
A glória de Deus se manifesta em cada tempo da nossa vida quando reconhecemos a sua grandeza, quando obedecemos aos seus mandamentos, quando testemunhamos do seu poder, quando refletimos o seu caráter. Ele se agrada quando vivemos para ele e não para nós mesmos, quando buscamos a sua face e não as suas mãos, quando glorificamos o seu nome e não o nosso.
Resumo para crianças
Deus fez todas as coisas e sabe quando elas devem acontecer. Às vezes estamos felizes e às vezes estamos tristes. Às vezes temos muitas coisas e às vezes temos poucas. Às vezes fazemos amigos e às vezes dizemos adeus. Mas Deus está sempre conosco em todos os momentos. Ele tem um plano bom para nós e quer que confiemos nele. Ele também quer que o amemos e o louvemos em todos os momentos. Ele é muito grande e muito bom!