“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazíguem a sua ira antes que o sol se ponha.
(Efésios 4:26 NVI)
A ira é uma emoção natural e humana, mas que pode trazer muitos problemas se não for controlada. A Bíblia nos ensina a lidar com a ira de forma saudável e bíblica, evitando o pecado e o ressentimento. Veja algumas dicas nesta reflexão.
- Reconheça a sua ira
O primeiro passo para controlar a ira é reconhecê-la. Não adianta negar ou reprimir o que você está sentindo. A Bíblia diz que devemos confessar os nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros (Tiago 5:16). Se você está irado com alguém, fale com Deus sobre isso e peça ajuda para resolver a situação. - Não deixe a ira se transformar em amargura
A Bíblia nos adverte para não deixarmos que a ira se transforme em amargura, que é um sentimento de rancor e mágoa que nos afasta de Deus e das pessoas (Hebreus 12:15). A amargura pode nos levar a agir com vingança, violência e ódio. Por isso, devemos apaziguar a nossa ira antes que o sol se ponha, ou seja, não devemos dormir com raiva de alguém (Efésios 4:26). - Perdoe como Deus perdoou você
O perdão é a chave para vencer a ira e restaurar os relacionamentos. A Bíblia nos ensina a perdoar como Deus nos perdoou em Cristo (Efésios 4:32). O perdão não significa concordar com o erro ou esquecer o que aconteceu, mas sim liberar a pessoa da dívida que ela tem conosco e confiar em Deus para fazer justiça. O perdão nos liberta da ira e nos enche de paz.
Resumo para crianças:
A ira é quando você fica muito bravo com alguém ou alguma coisa. Às vezes você pode ficar irado por um motivo justo, mas outras vezes você pode ficar irado por um motivo bobo. A Bíblia diz que quando você ficar irado, você não deve fazer coisas ruins ou falar coisas feias. Você deve falar com Deus sobre o que está sentindo e pedir ajuda para se acalmar. Você também deve perdoar quem te fez mal, assim como Deus perdoou você quando você fez mal a Ele. O perdão é quando você não guarda raiva no seu coração e deixa Deus cuidar da situação.
Sugestão de música gospel: Perdão – Fernandinho