Como nascer de novo? Uma reflexão sobre João 3:3

4 min de leitura

Você já se perguntou o que significa nascer de novo? Essa expressão foi usada por Jesus quando ele conversou com Nicodemos, um líder religioso que foi procurá-lo à noite. Nicodemos reconheceu que Jesus era um mestre enviado por Deus, mas não entendeu o que ele quis dizer com nascer de novo. Vamos ver o que Jesus explicou a ele e como isso se aplica a nós hoje.

Jesus disse a Nicodemos: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3 NVI). Nicodemos ficou confuso e perguntou como alguém poderia nascer de novo depois de velho. Ele pensou que Jesus estava falando de um nascimento físico, mas Jesus estava falando de um nascimento espiritual. Ele disse: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (João 3:5-6 NVI).

O que isso significa?

Significa que todos nós nascemos da carne, ou seja, somos seres humanos com uma natureza pecaminosa que nos afasta de Deus. Para entrarmos no Reino de Deus, precisamos nascer do Espírito, ou seja, receber uma nova natureza que nos une a Deus. Isso só é possível pela em Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar vida eterna. Quando cremos em Jesus, recebemos o perdão de Deus e o Espírito Santo passa a habitar em nós, nos transformando em filhos de Deus.

Nascer de novo é uma mudança radical na nossa vida. É deixar para trás o nosso velho eu e viver uma nova vida em Cristo. É ter uma nova mente, um novo coração e um novo propósito. É ter a certeza da salvação e da esperança da glória. É ter comunhão com Deus e com os irmãos. É ter alegria e paz no meio das tribulações. É ter amor e graça para com os outros. É ter frutos do Espírito e dons para edificar a igreja. É ter sede da Palavra de Deus e oração. É ter vontade de obedecer a Deus e cumprir a sua vontade.

Você já nasceu de novo? Se você ainda não teve essa experiência, saiba que Deus te ama e te convida a fazer parte da sua família. Ele quer te dar uma nova vida em Cristo. Basta você reconhecer que é pecador e que precisa de Jesus como seu Salvador e Senhor. Ore a Deus com sinceridade e fé, confessando os seus pecados e entregando a sua vida a ele. Ele vai te perdoar e te dar o seu Espírito Santo. Você vai nascer de novo!

Resumo para crianças:

Você sabe o que é nascer de novo? Não é voltar para a barriga da mamãe e sair outra vez. É receber um presente muito especial de Deus: uma nova vida! Quando você crê em Jesus, que morreu na cruz por você e viveu de novo, você ganha um amigo muito especial: o Espírito Santo. Ele vem morar no seu coração e te ajuda a ser mais parecido com Jesus. Você passa a fazer parte da família de Deus e pode falar com ele sempre que quiser. Você fica feliz e tem paz no seu coração. Você também aprende a amar as outras pessoas e a fazer o bem. Você quer nascer de novo? Então fale com Deus e diga que você quer seguir a Jesus!

Canção Sugerida: Nascer de Novo – Rayssa e Ravel

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile