Você já se sentiu enganado por alguém que se dizia cristão, mas que na verdade era um falso profeta? Infelizmente, existem muitas pessoas que usam o nome de Deus para enganar e manipular os outros, mas que não têm o Espírito de Deus em suas vidas. Como podemos nos proteger desses lobos em pele de cordeiro? Como podemos discernir a verdade da mentira? A resposta está na Palavra de Deus e no seu amor.
O apóstolo João nos alerta sobre os falsos profetas em sua primeira carta: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1 NVI). Ele nos ensina que devemos testar os espíritos, ou seja, verificar se as pessoas que falam em nome de Deus realmente têm comunhão com ele e seguem os seus mandamentos. Como podemos fazer isso? João nos dá alguns critérios:
- Quem confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; quem não confessa é do espírito do anticristo (1 João 4:2-3). Os falsos profetas negam a encarnação, a morte e a ressurreição de Jesus, que são os fundamentos da fé cristã. Eles não reconhecem que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador do mundo.
- Quem ouve a palavra dos apóstolos é de Deus; quem não ouve é do mundo (1 João 4:6). Os falsos profetas não se submetem à autoridade das Escrituras, mas inventam doutrinas humanas e contraditórias. Eles não respeitam a revelação de Deus dada aos seus servos fiéis.
- Quem ama a Deus e ao próximo é de Deus; quem não ama, não é de Deus (1 João 4:7-8). Os falsos profetas não demonstram o fruto do Espírito em suas atitudes, mas são egoístas, orgulhosos e violentos. Eles não refletem o caráter de Deus, que é amor.
Portanto, para vencer os falsos profetas com a verdade de Deus, precisamos conhecer a Jesus Cristo pessoalmente, estudar a sua palavra com diligência e amar a Deus e ao próximo com sinceridade. Assim, teremos o discernimento necessário para não sermos enganados pelos espíritos enganadores. Além disso, teremos a certeza de que somos filhos de Deus e que ele habita em nós pelo seu Espírito (1 João 4:13).
Explicando o Tema para as Crianças
Vocês sabem que Deus nos ama muito e nos enviou seu Filho Jesus para nos salvar, né? Mas nem todo mundo fala a verdade sobre Deus e sobre Jesus. Tem gente que mente e engana as pessoas para fazer coisas ruins. Essas pessoas são chamadas de falsos profetas e elas têm um espírito mau dentro delas. Esse espírito mau é contra Deus e contra Jesus e quer nos afastar deles. Como podemos saber se alguém tem o espírito bom ou o espírito mau? É simples: se a pessoa diz que Jesus é o Filho de Deus e que ele veio ao mundo como um homem igual a nós, ela tem o espírito bom. Mas se a pessoa não diz isso ou diz outra coisa diferente, ela tem o espírito mau. Por isso, precisamos tomar cuidado com o que ouvimos e sempre pedir a ajuda de Deus para saber quem está falando a verdade.