Você já se sentiu superior aos outros por causa da sua fé? Você já julgou alguém por não seguir os mesmos princípios que você? Você já se gabou das suas boas obras diante de Deus? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez você precise rever a sua atitude como cristão.
Neste artigo, vamos refletir sobre o ensino de Jesus em Lucas 18:14, onde ele diz: “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Esse versículo faz parte de uma parábola que Jesus contou sobre dois homens que foram ao templo orar: um fariseu e um publicano.
O fariseu era um líder religioso que seguia rigorosamente a lei de Moisés e se orgulhava disso. Ele orou assim: “Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho”. O publicano era um cobrador de impostos que trabalhava para o império romano e era odiado pelo povo judeu. Ele orou assim: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”.
Jesus disse que o publicano foi justificado diante de Deus, e não o fariseu. Por quê? Porque o publicano reconheceu o seu pecado e clamou pela graça de Deus, enquanto o fariseu confiou na sua própria justiça e desprezou os outros. O publicano se humilhou diante de Deus, e o fariseu se exaltou.
A lição que Jesus nos ensina é que Deus não olha para as nossas aparências, mas para os nossos corações. Ele não se impressiona com as nossas obras, mas com a nossa fé. Ele não quer que nós nos gloriemos em nós mesmos, mas nele. Ele quer que nós vivamos humildemente diante dele e dos nossos semelhantes.
Como podemos viver humildemente diante de Deus? Aqui vão algumas dicas:
- Reconheça que você é pecador e que precisa da salvação de Deus em Cristo.
- Agradeça a Deus por tudo o que ele fez e faz por você, sem comparar-se com os outros.
- Confesse os seus pecados a Deus e peça perdão sempre que errar.
- Busque conhecer mais a Deus através da sua palavra e da oração.
- Obedeça aos mandamentos de Deus e procure fazer a sua vontade.
- Sirva aos outros com amor e generosidade, sem esperar recompensa ou reconhecimento.
- Respeite as diferenças e aprenda com as pessoas que pensam ou agem diferente de você.
- Peça ajuda quando precisar e ofereça ajuda quando puder.
- Aceite as críticas construtivas e corrija os seus defeitos.
- Reconheça os seus limites e dependa da graça de Deus.
Viver humildemente diante de Deus é um desafio para todos nós, mas é também uma bênção. Pois quem se humilha será exaltado por Deus, que é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. Que possamos seguir o exemplo do publicano e orar: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”.
Texto para Explicar o Tema para Crianças:
Neste texto, Jesus conta uma história sobre dois homens que foram orar no templo. Um era um fariseu, que era um religioso muito orgulhoso e achava que era melhor do que os outros. O outro era um publicano, que era um cobrador de impostos e sabia que era pecador e precisava de Deus. O fariseu orou agradecendo a Deus por ser tão bom e não ser como os outros pecadores. O publicano orou pedindo perdão a Deus por ser tão ruim e não merecer nada. Jesus disse que o publicano foi para casa justificado diante de Deus, mas o fariseu não. Jesus ensinou que quem se humilha diante de Deus será exaltado, mas quem se exalta será humilhado.