Carnaval 2024: Doze escolas de samba abrem os desfiles da Série Ouro no Rio
Doze escolas de samba estão prontas para abrir os desfiles da Série Ouro do Carnaval 2024 no Sambódromo do Rio. A vencedora terá o direito de se apresentar no Grupo Especial em 2025. Confira abaixo mais detalhes sobre as agremiações que estão participando:
União do Parque Acari
A União do Parque Acari será a primeira a entrar na Marquês de Sapucaí. O enredo da amarelo, rosa e branco da zona norte celebra os 50 anos do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, da Bahia. Este será o desfile de estreia da escola no principal palco do carnaval carioca.
Império da Tijuca
Em seguida, será a vez do Império da Tijuca, uma das escolas que tentam voltar ao Grupo Especial. A verde e branco da Tijuca vai homenagear a pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento, a conhecida dançarina, compositora e cantora de ciranda Lia de Itamaracá, que completou 80 anos no dia 12 de janeiro.
Acadêmicos de Vigário Geral
A terceira escola a se apresentar será a Acadêmicos de Vigário Geral. A azul, vermelho e branco levará para a avenida o enredo “Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta”, homenageando o município cearense e seus festejos.
Inocentes de Belford Roxo
A Inocentes de Belford Roxo vai defender na avenida a importância do trabalho dos camelôs na história e no comércio brasileiro, trazendo à tona o papel dos ambulantes retratados nas pinturas do artista francês Jean-Baptiste Debret.
Estácio de Sá
A Estácio de Sá contará com a força das pretas velhas Maria Conga e Vovó Cambinda na homenagem às religiões de matriz africana. Em 1992, a escola foi campeã no Grupo Especial com o enredo “Pauliceia Desvairada – 70 anos de Modernismo”.
União de Maricá
Criada em 2015, a União de Maricá fará uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas por meio de seus versos e melodias. O enredo “O Esperançar do Poeta” celebra o compositor Guaracy Sant’anna, o Guará, que deixou um legado de sambas inesquecíveis.
Acadêmicos de Niterói
Pela segunda vez no Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói exaltará a cultura do grupo folclórico de congadas de Montes Claros, Minas Gerais, com o enredo “Catopês- Um céu de Fitas” da azul e branco.
Unidos da Ponte
O encerramento será feito pela escola de samba Unidos da Ponte, que se apresentará com o enredo “Tendendém – O axé do epô pupá”, contando a história do dendê desde a origem em terras africanas até chegar ao Brasil.
*Com informações da Agência Brasil