Acidente entre trem de carga e ônibus deixa uma pessoa morta no Distrito Federal
No final da tarde desta sexta-feira (17), um grave acidente chocou moradores do Distrito Federal. Um trem de carga colidiu com um ônibus que cruzava uma linha férrea, resultando na morte de uma passageira do ônibus. O trágico episódio aconteceu no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e foi registrado por um motorista que passava pelo local. No vídeo, é possível observar o momento do impacto e ouvir o som do trem apitando, alertando o ônibus que se movimentava em baixa velocidade. Apesar da tentativa do motorista de acelerar e escapar da colisão, infelizmente, não foi possível evitar a tragédia.
Posicionamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Em comunicado oficial, a ANTT lamentou a perda da vida no acidente e informou que acionou a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A., responsável pela malha férrea do Distrito Federal, para que apresente um laudo com as causas do ocorrido em um prazo de 30 dias. Segundo a agência, a análise preliminar indica que houve desatenção por parte do motorista do ônibus no momento do acidente.
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres lamenta e expressa solidariedade aos familiares da vítima do acidente envolvendo um trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e um ônibus do transporte coletivo do Distrito Federal, nesta sexta-feira (17/11), em Brasília. Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária”.
Medidas de segurança e advertências da ANTT
Segundo a ANTT, embora não haja cancelas para interromper o trânsito de veículos ou pedestres durante a passagem do trem, existem placas de advertência e procedimentos de segurança, incluindo a redução de velocidade por parte dos maquinistas, acendimento dos faróis e sinal sonoro (buzina). A agência salienta a importância de os motoristas estarem atentos à sinalização no local e seguirem as orientações dos elementos de sinalização, como placas e sinais sonoros.
Posicionamento da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do DF
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do DF também divulgou uma nota de solidariedade às pessoas afetadas pelo acidente, afirmando que aguardará o resultado das investigações para esclarecer o ocorrido.
*Com informações da Agência Brasil