Arqueólogos em Israel encontraram, em Kiryat Gat, uma oficina de lâminas cananeias com cerca de 5.500 anos — a primeira identificada no sul do país. O achado, anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), inclui grandes núcleos de sílex usados para produzir lâminas afiadas e padronizadas, empregadas no corte de carne e na colheita.
O sítio arqueológico de Nahal Qomem revelou centenas de poços subterrâneos e diversos artefatos ligados à chamada “indústria de lâminas cananeia”, associada ao povo mencionado na Bíblia como habitante da região antes da chegada dos israelitas.
Segundo a IAA, apenas artesãos altamente qualificados dominavam essa técnica na Idade do Bronze Inicial, período próximo ao tempo de Abraão. A descoberta evidência que a sociedade local já apresentava organização, especialização profissional e complexidade social.
Segundo a Fox News, os artefatos serão exibidos no Campus Nacional Jay e Jeanie Schottenstein de Arqueologia de Israel, em Jerusalém, reforçando o valor histórico e bíblico da descoberta.