O Ministério das Mulheres lança campanha de enfrentamento à misoginia no Brasil
Diante do aumento alarmante de casos de feminicídio no país, o Ministério das Mulheres lançou nesta segunda-feira (7) uma campanha para enfrentar um problema enraizado na sociedade brasileira: a misoginia, que se refere ao ódio ou aversão às mulheres.
A campanha “Brasil sem violência contra a mulher. Brasil com respeito”
Intitulada “Brasil sem violência contra a mulher. Brasil com respeito”, a campanha busca mobilizar a sociedade por meio de peças digitais e impressas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de combater todas as formas de violência contra as mulheres. As peças serão divulgadas em parceria com o Ministério dos Transportes, Correios e secretarias estaduais da mulher.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que a misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e também das desigualdades de gênero. Com números alarmantes de feminicídio e violência sexual no Brasil, que afetam um número significativo de meninas, é fundamental que todas as pessoas, não apenas mulheres, saibam identificar e agir contra as situações de misoginia em nossa sociedade. Isso pode ser feito por meio de apoio mútuo, busca por ajuda e denúncias.
A gravidade da violência contra as mulheres no Brasil
De acordo com dados da Rede Observatórios da Segurança, a cada quatro horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Somente em 2022, foram registrados mais de 2.400 casos, incluindo quase 500 feminicídios. Ou seja, a cada dia, pelo menos uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.
O Agosto Lilás e a luta contra a violência às mulheres
A campanha lançada pelo Ministério das Mulheres faz parte da programação do Agosto Lilás, um mês dedicado ao combate das diferentes formas de violência contra as mulheres, como violência física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e política. É importante que a sociedade como um todo se una para enfrentar esse problema que assola o país.
Denuncie a violência contra a mulher
Para denunciar casos de violência contra a mulher, é possível acionar o Ligue 180 pelo telefone ou WhatsApp. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, e pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Também é possível adicionar o Ligue 180 no WhatsApp ao enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180.
*Com informações da Agência Brasil