Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos e condições de uso.
Aceitar
NT GospelNT GospelNT Gospel
  • Gospel
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Testemunhos
  • Notícias
    Notícias
    Acompanhamos as principais notícias que envolvem a política, economia, saúde, polêmicas e muitos outros assuntos dentro do ambiente cristão.
    Veja mais
    Top Notícias
    Fundada em 1924 por Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora 100 anos com uma grande festa no Rio e Niterói. Foto: Divulgação.
    Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora centenário com vários eventos
    21 de junho de 2024
    Proibição de pastoras na convenção batista do Sul
    8 Denominações Cristãs que Mantêm Restrições a Mulheres Pastoras
    15 de agosto de 2023
    Mulher tem testemunho de encontro com Deus após quase afogamento adicionado a filme cristão famoso nos Estados Unidos. Foto: Angel Studios
    Mulher testemunha ter encontro com Deus após quase se afogar
    8 de abril de 2024
    Últimas Notícias
    Guerra no Oriente Médio: Irã ataca Israel com mísseis
    13 de junho de 2025
    Ex-Pussycat Dolls dedica prêmio Tony a Deus: ”Dou a Ele toda a glória”
    12 de junho de 2025
    Missionária evangeliza membros de Boko Haram e comunidades em Sahel
    13 de junho de 2025
    Connect Faith 2025: feira cristã começa hoje em São Paulo
    12 de junho de 2025
  • Música
    MúsicaVeja mais
    Após apresentar a nova versão do sucesso “Rio”, a cantora Nívea Soares relança mais um sucesso de sua carreira em nova roupagem. Foto: Divulgação.
    Nívea Soares relança o clássico “Santo” em nova versão ao vivo
    11 de junho de 2025
    A cantora Elaine Martins lançou recentemente o single “Fui Eu”, uma canção com mensagem forte sobre o agir soberano de Deus. Foto: Divulgação.
    Elaine Martins lança o single ”Fui Eu” pela MK Music
    11 de junho de 2025
    Julia Vitória lança medley “João Viu / Além do Rio Azul” em seu aniversário de 23 anos, com gravação ao vivo no teatro Ópera de Arame. Foto: Divulgação.
    Julia Vitória resgata clássico da música cristã na estreia de DVD
    9 de junho de 2025
    Samuel Sabinno lança “Eu Preciso Tanto” com Misaias Oliveira, uma canção de clamor e fé que destaca a dependência de Deus em meio às lutas. Foto: Divulgação.
    Samuel Sabinno lança single emocionante com Misaias Oliveira
    9 de junho de 2025
    Marianna Goes lança “Incendeia”, single de avivamento com clipe impactante. Música clama pela presença de Deus e renovo espiritual. Foto: Divulgação.
    Marianna Goes lança “Incendeia” com clipe emocionante
    4 de junho de 2025
  • PodcastsNovo
  • Livros
    • Audiobooks
    • Ebooks
    • Ebooks Grátis
Leitura: CNDH faz denúncia de trabalho escravo em oficinas de costura na cidade de São Paulo.
Compartilhar
Entrar
Notificação Veja mais
Redimensionador de fonteAa
NT GospelNT Gospel
Redimensionador de fonteAa
  • Podcast
  • Notícias
  • Música Gospel
  • Devocional Diário
  • Mensagem de Reflexão
  • Pontos Turísticos
  • Audiobooks
Pesquisa
  • Pagina Principal
  • Categorias
    • Podcast
    • Notícias
    • Música Gospel
    • Audiobooks
    • Pontos Turísticos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Ebooks Grátis
  • Salvos
Você já tem uma conta? Entrar
Nos Siga nas Redes Sociais
  • Anuncie
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
© 2023 D E DA SILVA CLIC RADIO ME.
NT Gospel > Notícias > CNDH faz denúncia de trabalho escravo em oficinas de costura na cidade de São Paulo.
Notícias

CNDH faz denúncia de trabalho escravo em oficinas de costura na cidade de São Paulo.

Redação
Última atualização: 29 de agosto de 2023 19:08
Redação
Compartilhar
7 min de leitura
Compartilhar

Trabalho escravo em oficinas de costura é descoberto por Comitiva do CNDH em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) que viajou à capital paulista descobriu, nesta semana, a existência de cerca de 150 oficinas de costura onde trabalhadores, sobretudo de outras nacionalidades, são vítimas de trabalho análogo à escravidão. A informação, que deverá constar de relatório divulgado na próxima quinta-feira (31), foi adiantada à Agência Brasil pela conselheira Virgínia Berriel, que coordena a Comissão de Trabalho, Educação e Seguridade Social do CNDH.

- Receba no seu ZAP -
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre música, testemunhos, devocionais, reflexões e muito mais: Entre no grupo da NT Gospel no WhatsApp!
  • Trabalho exaustivo e violação dos direitos dos trabalhadores

    A representante do conselho relatou que apurou a situação a partir de conversas, no último domingo (27), com um grupo de cerca de 120 imigrantes e refugiados da Bolívia, do Equador e da Venezuela. Há, ainda, pessoas do Paraguai e do Peru nessa condição, conforme salienta Virgínia. “As oficinas funcionam como casas. As pessoas moram e trabalham nelas. Isso é muito doído”, afirmou, em entrevista, em que sinalizou que o conselho deverá pedir apoio ao Ministério das Relações Exteriores para encontrar soluções.

    Índice:
    Trabalho escravo em oficinas de costura é descoberto por Comitiva do CNDH em São PauloTrabalho exaustivo e violação dos direitos dos trabalhadoresAbusos em ambiente domésticoCaso da doméstica no Brás

    Virgínia contou que o trabalho nas oficinas começa, geralmente, às 7h, e se estende até a meia-noite, com pequenas e raras pausas ao longo do dia, o que configura jornada exaustiva e fere os direitos dos trabalhadores. A coordenadora observa, ainda, que a maioria dos funcionários que atuam no ramo da confecção, na capital paulista, é boliviana. “E não é que eles sejam costureiros e costureiras, eles entraram nesse mercado para sobreviver. Vão aprendendo e fazendo cada vez mais.”

    Pelos relatos, o CNDH apurou que os trabalhadores pagam tanto por alimentos quanto pelos banhos que cada integrante de suas famílias toma nesses locais que servem como oficina e residência. Outro aspecto destacado pela conselheira é que, mesmo quando os trabalhadores conseguem relativa libertação de suas obrigações com os empregadores, acabam optando por permanecer no segmento e na atividade, comprando máquinas de costura e abraçando a ideia de que estão empreendendo, quando, na verdade, continuam em um quadro de precariedade.

    “Às vezes, até contratam outro trabalhador e aquele ciclo do trabalho análogo à escravidão vai se perpetuando. A nossa percepção é de que é uma coisa doentia, porque eles produzem cada vez mais, se culpam por não trabalhar mais. Essa jornada é normal para eles, o que é terrível para nós”, disse Virgínia.

    As horas em excesso servem para eles como um parâmetro aceitável no sentido de que se sentem obrigados a cumpri-las para poder enviar dinheiro a parentes que estão em seus países de origem. Junto com isso, há o sentimento de que precisam demonstrar gratidão aos brasileiros que supostamente lhes deram uma oportunidade.

    Abusos em ambiente doméstico

    A situação de trabalhadores que sofrem exploração em ambientes domésticos, a ponto de configurar trabalho análogo à escravidão, também é o foco da comitiva do CNDH, que irá abordar o tema amanhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em audiência pública. Entre os trabalhadores domésticos, há o predomínio de mulheres negras. Virgínia disse que as condições de enfrentamento em São Paulo estão comprometidas, conforme pontuou, em reunião, o próprio Ministério Público do Trabalho (MPT), que alegou contar, atualmente, com um efetivo reduzido e, portanto, insuficiente para lidar com o desafio que se impõe.

    “A Justiça precisa ser mais célere na questão do trabalho análogo à escravidão, porque, às vezes, é uma vida toda dedicada a essas famílias. E tem a coisa da família, porque essas pessoas se apegam, não querem sair, por não entenderem que estão sendo escravizadas. Eles manipulam essas pessoas com o sentimento”, frisou Virgínia Berriel, acrescentando que tomou conhecimento do caso de uma doméstica que foi vítima de trabalho análogo à escravidão e morreu aos 78 anos, sem receber indenização, porque o Poder Judiciário não finalizou o processo que responsabilizaria a família que a explorou.

    A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), a prefeitura, o governo do estado, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Federal e aguarda contato, caso queiram se manifestar.

    Caso da doméstica no Brás

    Nesta segunda-feira (28), o Ministério Público Federal (MPF) informou que denunciou um casal que manteve uma mulher em condições análogas à escravidão durante 33 anos, na capital paulista. A trabalhadora emendava expedientes na residência do casal e em uma loja dos dois, ambas no Brás, sem receber remuneração, nem ter descanso e outros direitos trabalhistas.

    De acordo com o órgão, ela cumpria jornadas das 7h às 22h ou mais tarde e também sofreu agressões físicas e assédio moral. O casal a vigiava através de uma câmera instalada na parte do imóvel em que ela vivia. Ela conseguiu fugir em julho do ano passado, após procurar vaga de acolhimento em um centro de assistência social do município.

    “A situação da trabalhadora já havia sido objeto de um acordo que os patrões firmaram em 2014, mediado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Na ocasião, eles assumiram o compromisso de efetuar o registro em carteira da empregada, pagar salários mensais e saldar outras obrigações trabalhistas. Porém, nenhum dos deveres foi cumprido. A mulher chegou a ganhar um salário, mas, nos meses seguintes, responsabilizada pela quebra de uma máquina de lavar roupas, deixou de receber as remunerações”, escreve o MPF.

    “Em depoimento às autoridades, o casal procurou eximir-se de responsabilidade afirmando que considerava a mulher uma pessoa ‘da família'”, complementa o órgão.



    *Com informações da Agência Brasil

    Dia Mundial do Câncer destaca a necessidade de prevenção
    Compreenda o conceito e a operação do real digital
    Índice da bolsa de valores brasileira registra queda
    Cristão no Marrocos enfrenta desafios após terremoto
    Dólar inicia a semana em alta

    Inscreva-se para receber as novidades

    Inscreva-se para receber nossas novidades em primeira mão!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.
    Compartilhe este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram E-mail Copiar link Imprimir
    Compartilhar
    O que você acha?
    Amei0
    Alegre0
    Engraçado0
    Surpreso0
    Triste0
    Indignado0
    PorRedação
    Seguir:
    Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
    Artigo anterior Libertadores: Palmeiras visita Deportivo Pereira mirando semifinal Diniz chama Raphinha para a seleção brasileira em substituição a Vinicius Jr.
    Artigo seguinte Libertadores: Palmeiras visita Deportivo Pereira mirando semifinal Diniz chama Raphinha para representar a seleção brasileira, depois da saída de Vini Jr
    Nenhum comentário

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anúncio

    Fique conectado com a gente!

    FacebookCurtir
    XSeguir
    PinterestPin
    InstagramSeguir
    YoutubeInscreva

    Últimas Notícias

    Irã revida e faz ataques Israel, após bombardeio na madrugada desta sexta - (crédito: Reprodução/X/@IRIran_Military)
    Guerra no Oriente Médio: Irã ataca Israel com mísseis
    Internacional Notícias Política
    13 de junho de 2025
    Ex-Pussycat Dolls dedica prêmio Tony a Deus, destaca sua fé e reforça posição pró-vida ao lembrar da escolha corajosa de sua mãe. Foto: Reprodução/X/Anna Lulis
    Ex-Pussycat Dolls dedica prêmio Tony a Deus: ”Dou a Ele toda a glória”
    Fé Internacional
    12 de junho de 2025
    Missionária desafia o terror do Boko Haram no Sahel e treina cristãos locais para levar o Evangelho às regiões mais perigosas da África. Foto: Reprodução/CBN News.
    Missionária evangeliza membros de Boko Haram e comunidades em Sahel
    Fé Internacional
    12 de junho de 2025
    Feira cristã Connect Faith 2025 começa em São Paulo, unindo fé, tecnologia e inovação com shows, palestras e experiências interativas. Foto: Divulgação.
    Connect Faith 2025: feira cristã começa hoje em São Paulo
    Entretenimento Fé
    12 de junho de 2025
    //

    com mais de 20 anos de experiência, estamos aqui para trazer informação, estudos e entretenimento musical ao povo de Deus.

    Conteúdos

    • Notícias
    • Música Gospel
    • Testemunhos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Livros
    • Vida e Estilo

    Outros Links

    • Cadastro
    • Acesso de membro
    • Perfil
    • Redefinir senha
    • Anuncie Aqui
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade

    Assine a nossa newsletter

    Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    NT GospelNT Gospel
    Nos Siga nas Redes Sociais
    © 2023 NT Gospel. D E DA SILVA CLICRÁDIO. Todos os Direitos Reservados. Site criado por Diego Elias
    • Anuncie
    • Termos e condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies (BR)
    Junte-se a nós!
    Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
    adbanner
    Bem Vindo de Volta!

    Entre com sua conta

    Usuário ou Endereço de E-mail
    Senha

    Esqueceu a senha?

    Não é membro? Inscrição