Produção pecuária brasileira cresce no terceiro trimestre
A produção de bovinos, frangos, suínos e produtos de origem animal no Brasil teve um aumento significativo no terceiro trimestre de 2022. De acordo com os números preliminares da Estatística da Produção Pecuária, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abate de bovinos, frangos e suínos registrou um crescimento tanto em comparação ao trimestre anterior, quanto em relação ao mesmo período do ano passado.
Bovinos
No terceiro trimestre, foram abatidos 8,85 milhões de cabeças de bovinos, o que representa um aumento de 5,8% em relação ao trimestre anterior e de 11,1% em comparação ao mesmo período de 2021. Esses números resultaram em uma produção de 2,36 milhões de toneladas de carcaças bovinas.
Frangos e suínos
O abate de frangos atingiu a marca de 1,58 bilhão de animais, apresentando um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior e de 3,1% em comparação ao terceiro trimestre de 2021. Já a quantidade de suínos abatidos cresceu 3,7% em comparação ao trimestre imediatamente anterior, totalizando 14,60 milhões de animais abatidos e 1,37 milhão de toneladas de carcaças.
Leite e ovos
A pesquisa do IBGE também revelou que a aquisição de leite cru por estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária atingiu a marca de 6,20 bilhões de litros no terceiro trimestre, representando um acréscimo de 8,4% em relação ao segundo trimestre e de 0,8% na comparação anual. Já a produção de ovos de galinha foi de 1,06 bilhão de dúzias, demonstrando um aumento de 1% em relação ao trimestre anterior e de 1,9% na comparação anual.
Além disso, os curtumes que trabalham no curtimento de couro cru bovino registraram um aumento na recepção de peças de couro, totalizando 8,63 milhões de peças no terceiro trimestre, o que representa um crescimento de 3% em relação ao trimestre anterior e de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
*Com informações da Agência Brasil