O novo Acordo de Regras de Origem do Mercosul
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira (27) a conclusão do novo Acordo de Regras de Origem do Mercosul. Aprovado durante a reunião de cúpula do bloco na Argentina em julho, o acordo visa aprofundar a integração e resiliência das cadeias de produção.
Neste novo acordo, foram adotadas as melhores práticas internacionais, simplificando normas e tornando o mecanismo de verificação e controle de origem mais ágil. Além disso, as novas regras preveem um aumento de 5% no limite de insumos importados em um produto com origem brasileira, tornando o comércio mais competitivo no cenário internacional.
Compras públicas no Mercosul
No mesmo evento, Alckmin elogiou o protocolo de compras públicas do Mercosul, destacando seu potencial de impacto no desenvolvimento inclusivo e sustentável do bloco. Segundo o vice-presidente, o protocolo também visa dar mais eficiência à prestação de serviços públicos nos países membros.
Diante do desafio de promover o desenvolvimento sustentável nos sistemas produtivos, Alckmin ressaltou o esforço brasileiro na presidência pro tempore do bloco para concluir acordos com a União Europeia e Singapura, enfatizando sua importância geopolítica e sinal de integração em um mundo fragmentado.
*Com informações da Agência Brasil