Brasileiros ainda sacam dinheiro no banco, revela pesquisa
Ao realizar pagamentos, é comum ouvir perguntas sobre a modalidade de pagamento, como “é pix?” ou “por aproximação?”. Isso pode dar a impressão de que o uso do dinheiro em espécie está caindo. No entanto, uma pesquisa recente encomendada pela TecBan, empresa dona da rede de caixas automáticos Banco24Horas, revela que aumentou a proporção de brasileiros conectados à internet que realizam saques em bancos.
De acordo com o levantamento do Instituto Datafolha, 54% dos entrevistados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente. Isso representa um aumento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada no ano anterior.
A preferência pelo dinheiro
Mesmo com a variedade de métodos de pagamento eletrônico, 29% dos brasileiros ainda preferem utilizar dinheiro em espécie. Principalmente nas classes C, D e E, esse número sobe para 32%. As justificativas para essa preferência são a aceitação do dinheiro em lugares que não aceitam outros meios de pagamento, o hábito de pagar em dinheiro, o controle de gastos e a possibilidade de descontos.
Inclusão bancária
A pesquisa revela que 95% dos brasileiros conectados à internet possuem contas bancárias, com 67% em instituições físicas e bancos digitais. Além disso, 14% têm apenas contas em bancos virtuais, o que representa um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Problemas tecnológicos e preocupações
Apesar da preferência por dinheiro em espécie, os brasileiros enfrentam desafios tecnológicos na hora de efetuar pagamentos. Problemas como instabilidade da internet, falhas de conexão com o banco e preocupações com a segurança são comuns entre os entrevistados. 85% deles, por exemplo, têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira.
Outras preocupações incluem ter o celular furtado ou roubado, ter dados vazados na internet, ser vítima de golpes financeiros, ter o cartão de crédito clonado, entre outros.
*Com informações da Agência Brasil