Ministro dos Direitos Humanos assina acordo de cooperação com BNDES
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinou nesta quarta-feira (18) um acordo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando ao aprimoramento das práticas de governança e defesa dos direitos humanos do banco.
Compartilhamento de informações e experiências
O acordo promoverá o compartilhamento, entre os dois órgãos, de informações, experiências e metodologias, visando à adequação e ao aperfeiçoamento das políticas de governança em direitos humanos do banco.
Objetivos alinhados com a garantia de direitos humanos
Os objetivos do acordo incluem a adequação das políticas de governança do BNDES à perspectiva de comprometimento com a promoção, defesa, garantia e não violação de direitos humanos, em conformidade com o ordenamento jurídico nacional e internacional sobre o tema.
A importância da governança de direitos humanos nas empresas
O ministro ressaltou que não há política de direitos humanos sem desenvolvimento e destacou a importância da governança voltada aos direitos humanos nas empresas. Segundo ele, a parceria com o BNDES é fundamental para unir a agenda empresarial de desenvolvimento do país com uma perspectiva dos direitos humanos, especialmente as pessoas que historicamente tiveram sua humanidade negada.
Compromisso do BNDES com a diversidade e os direitos humanos
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o banco busca ser uma instituição comprometida com os direitos humanos e que a primeira preocupação é liderar pelo exemplo. Ele destacou a importância de mudar procedimentos internos, práticas e abrir espaços para a evolução de sistemas.
Com o acordo firmado, espera-se que o BNDES possa promover uma governança mais alinhada com os direitos humanos, contribuindo para o desenvolvimento do país de maneira sustentável e respeitando a diversidade e a dignidade de todos.
*Com informações da Agência Brasil