BNDES e GFANZ firmam parceria para plataforma de financiamento climático
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) anunciaram uma parceria para construir uma plataforma que irá mobilizar o financiamento climático no Brasil. A coalização global, composta por 675 instituições financeiras, tem como objetivo acelerar a descarbonização da economia.
Assinatura da carta de intenção durante evento em São Paulo
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Ambição e Soluções Climáticas, Mark Carney, assinaram a carta de intenção durante o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas em São Paulo. O evento antecede a reunião do G20, que contará com a presença de ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.
Plataforma para atrair investidores e financiar projetos sustentáveis
A plataforma proposta visa reunir os principais projetos brasileiros que buscam financiamento para a descarbonização da economia. Além disso, a iniciativa pretende fomentar a geração de empregos sustentáveis, investimentos em tecnologias de baixo carbono e o desenvolvimento de economias sustentáveis que protejam a natureza e a biodiversidade.
Impacto na transição energética e reflorestamento da Amazônia
O presidente do BNDES destacou a importância de focar em projetos de energia e reflorestamento da Amazônia. A parceria entre BNDES e GFANZ busca atrair financiamentos internacionais para acelerar a transição energética e promover o reflorestamento da floresta amazônica. A criação da plataforma é vista como uma oportunidade para o Brasil liderar a transformação ecológica global.
*Com informações da Agência Brasil