Vendas do comércio varejista têm alta de 1,7% no ano de 2023, segundo IBGE
No ano de 2023, as vendas do comércio varejista no Brasil tiveram um aumento de 1,7%, superando o resultado do ano anterior, que teve uma alta de 1%. Apesar disso, houve uma queda de 1,3% em dezembro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada no dia 7 de Fevereiro.
Categorias em Ascensão e Queda
No âmbito do varejo ampliado, sete das 11 categorias pesquisadas encerraram o ano com crescimento. Destaque foi para veículos, motos, partes e peças, que subiram 8,1%. Por outro lado, outras categorias registraram queda, como a de tecidos, vestuário e calçados com recuo de 4,6%.
Unidades da Federação
Comparando com novembro, em dezembro, as vendas do comércio varejista diminuíram em 13 das 27 unidades da federação, com destaque positivo para Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná. Já no varejo ampliado, 20 das 27 unidades apresentaram resultados negativos, especialmente Espírito Santos, Paraná e Tocantins.
PMC
A Pesquisa Mensal do Comércio permite acompanhar o comportamento do comércio varejista de forma conjuntural, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa começou em 1995 com o intuito de apresentar resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado para o Brasil e Unidades da Federação.
A próxima divulgação dos resultados da PMC será em 14 de março, com os dados referentes a janeiro de 2024.
*Com informações da Agência Brasil