Consulta ao Lote Residual do Imposto de Renda
Os contribuintes que ainda aguardam restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física poderão consultar o lote residual do mês de novembro de 2023. Segundo a Receita Federal, o crédito bancário para os 358.737 contribuintes será realizado no dia 30 de novembro, totalizando R$ 762.906.928.
Como acessar a restituição
Para saber se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. A página traz orientações e canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
O contribuinte que identificar alguma pendência na declaração pode retificar as informações que, porventura, estejam equivocadas.
Recebimento da Restituição
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Aplicativo e suporte
A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de um inscrição no CPF. Além disso, o Banco do Brasil oferece suporte para o reagendamento do crédito dos valores, tanto pelo portal quanto por telefone.
Com essas informações, os contribuintes poderão acessar, consultar e, se necessário, reagendar o recebimento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de maneira simples e rápida, garantindo que o valor seja resgatado dentro do prazo estabelecido.
*Com informações da Agência Brasil