O crescimento da população indígena no Brasil
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, revelou que a população indígena no Brasil cresceu 88,82% nos últimos 12 anos. De acordo com dados do censo de 2022, a população indígena passou de 896.917 em 2010 para 1.693.535 em 2022. Esse aumento é resultado de diferentes fatores que foram analisados durante o lançamento oficial do Censo 2022 Indígenas: Primeiros resultados, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pertencimento e aumento nas aldeias
Um dos fatores que contribuíram para esse crescimento é o questionário usado no censo. Por meio do item de pertencimento, povos indígenas que vivem em áreas urbanas também foram capazes de se identificar como indígenas. Além disso, as lideranças indígenas relataram um considerável aumento nas aldeias, especialmente entre crianças e jovens. Portanto, é importante considerar essas variáveis além das necessidades logísticas enfrentadas pelas equipes do IBGE para alcançar as aldeias mais distantes, conforme ressaltou Sonia Guajajara.
O impacto das políticas públicas
Do total de 1.693.535 pessoas que se autodeclararam indígenas no censo, 689,2 mil viviam em terras indígenas. Esses dados são significativos, pois mostram que muitos indígenas permaneciam invisíveis nos censos anteriores, uma vez que o Estado não conseguia alcançá-los. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, presente no lançamento do Censo 2022 Indígenas, destacou a importância dessas informações para a formulação de políticas públicas eficientes. Somente através do conhecimento de onde eles estão e do que precisam é possível desenvolver ações efetivas em benefício dessas comunidades. Para alcançar esses resultados, foi necessário o trabalho em parceria de cinco ministérios.
*Com informações da Agência Brasil