Dólar tem maior alta em dois meses e bolsa de valores registra maior queda em quase 40 dias
Nesta segunda-feira (40), o mercado global enfrentou um dia turbulento, com o dólar registrando a maior alta diária em dois meses e a bolsa de valores sofrendo a maior queda em quase 40 dias, voltando aos 126 mil pontos.
Alta do dólar
O dólar comercial encerrou o dia sendo vendido a R$ 4,949, com uma alta de R$ 0,068 (+1,39%). A moeda operou em alta durante todo o dia, mas disparou a partir da abertura do mercado norte-americano. Com esse desempenho, o dólar acumula uma alta de 0,69% nos primeiros dias de dezembro, mas em 2023, a divisa registra uma queda de 6,27%.
Queda na bolsa de valores
No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 126.803 pontos, sofrendo uma queda de 1,08%. Após duas altas seguidas, o indicador teve a maior baixa diária desde 27 de outubro.
Instabilidade global
O mercado financeiro em todo o planeta enfrentou instabilidades devido à alta dos juros dos títulos do Tesouro norte-americano de dez anos, considerados os investimentos mais seguros do mundo. Essa alta estimula a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil.
Expectativas nos Estados Unidos
Os investidores norte-americanos aguardam pela divulgação de dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, prevista para a próxima sexta-feira (8). Caso a criação de empregos supere a expectativa, o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) poderá promover um novo aumento de juros antes do fim do ano.
Com informações da Reuters.
Fique por dentro das últimas notícias do mercado financeiro global. Acompanhe as variações do dólar e da bolsa de valores para tomar as melhores decisões de investimento.
*Com informações da Agência Brasil