Vendas para o Natal: Expectativas e Previsões
Os lojistas do Rio estão otimistas em relação às vendas para o Natal, que é a maior data comemorativa para o comércio. De acordo com a pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um aumento de 6% nas vendas para a data, que representa cerca de um terço do faturamento anual do setor. A pesquisa ouviu 350 lojistas da cidade do Rio de Janeiro.
Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o avanço nas vendas para o Natal é reflexo do clima inspirador da data e do desempenho da economia. Ele ressalta que a queda da taxa de desemprego e a inflação “domesticada” contribuem para o otimismo dos comerciantes.
Estratégias para Atrair Consumidores
Para atrair os consumidores, o comércio está adotando diversas estratégias, como promoções, kits promocionais, liquidações, sorteios, oferecimento de descontos, planos de pagamento facilitados, brindes, lançamento de novos produtos e ampliação da variedade de mercadorias.
De acordo com a pesquisa, os presentes mais vendidos no Natal serão roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria, beleza e bijuterias. O preço médio dos presentes por pessoa deverá ser de R$ 200,00, e a preferência de pagamento dos clientes é o cartão de crédito, seguido pelo cartão de débito, pix e dinheiro em pagamentos à vista.
Além disso, boa parte dos comerciantes pretende abrir as lojas nos domingos do mês de dezembro e estender o horário de atendimento. Para garantir a segurança, 68% dos lojistas de rua planejam aumentar a segurança com equipes de apoio e melhorar o monitoramento com câmeras.
*Com informações da Agência Brasil