Oportunidade de redução da taxa básica de juros
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou hoje que existe margem para uma redução de até 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 13,75%. Em entrevista para emissoras de rádio no programa “Bom Dia, Ministro”, Haddad ressaltou que, no entanto, o mercado está inclinado a um corte de 0,5 ponto percentual. A decisão sobre a taxa será anunciada após a quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) ainda hoje.
Expectativas do mercado financeiro
Segundo Haddad, todos estão trabalhando em direção a uma solução para a situação econômica do país. Com a estabilização da inflação e a queda do dólar, a tendência é que haja um corte mais expressivo na taxa de juros. Atualmente, o mercado está mais propenso a um corte de 0,5 ponto percentual. No entanto, há inclusive investidores apostando em um corte de 0,75 ponto percentual. Portanto, as perspectivas são otimistas para a economia brasileira.
Cenário favorável para a redução da taxa selic
O ministro lembrou que a Selic está inalterada em 13,75% há quase um ano e enfatizou que muitas mudanças positivas ocorreram desde então. O Congresso, o Judiciário, as agências de risco e o Fundo Monetário Internacional (FMI) acompanharam os avanços da economia brasileira. Nesse sentido, é importante aproveitar os frutos desses esforços e promover um corte considerável na taxa de juros. Haddad ressaltou que essa é uma discussão técnica, relacionada à economia, e que a Fazenda não considera outros fatores além desses.
Com informações da Agência Brasil