O diretor de assuntos internacionais e gestão de riscos corporativos do Banco Central, Paulo Picchetti, fez um balanço preliminar das reuniões da trilha de finanças do G20. Nas discussões realizadas, a inclusão financeira se destacou como um dos temas mais abordados. Picchetti ressaltou a importância de dar acesso a crédito para as pessoas à margem do sistema financeiro, garantindo melhores condições de vida de forma sustentável.
O Impacto dos Pagamentos Digitais e Tecnológicos
Durante as reuniões, Picchetti mencionou o papel fundamental dos mecanismos brasileiros de pagamentos digitais, como o PIX, que têm ampliado o acesso dos brasileiros ao mercado financeiro e condições de crédito. Além disso, questões tecnológicas, como a criação de uma moeda digital e um sistema de tokenização de ativos, foram discutidas como avanços importantes para o setor financeiro.
Renegociação de Dívidas e Combate às Desigualdades
Outro tema relevante nas discussões do G20 foi a renegociação de dívidas de países mais vulneráveis. Picchetti destacou o consenso entre os países membros sobre a implementação de mecanismos financeiros para combater mudanças climáticas e desigualdades, visando a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Desafios e Perspectivas sobre a Inflação
Questionado sobre a inflação, Picchetti apontou que os programas de transferência de renda adotados durante a pandemia contribuíram para uma elevação dos preços globalmente. No entanto, ele ressaltou que o mundo está passando por um processo de desinflação, com diferentes graus de impacto em cada país. A desinflação é um objetivo comum, mas ainda há desafios a superar para garantir estabilidade macroeconômica e combater a desigualdade, principalmente no contexto da inflação de alimentos.
*Com informações da Agência Brasil