Transporte ferroviário atinge o maior nível em cinco anos
A movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos. No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens, de acordo com dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Terceiro maior volume da série histórica
Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, perdendo apenas para o recorde de 2018 e 2017. A movimentação de carga por ferrovia no Brasil aumentou 64% de 2006 a 2023.
Aumento do transporte de carga geral
Excluindo as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora. Em 2023, o transporte ferroviário de carga geral atingiu 148,6 milhões de toneladas úteis, o maior volume desde 2005.
Recuperação da economia e parcerias com a iniciativa privada
A Casa Civil atribui o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. A combinação de investimentos públicos e privados tem permitido a melhoria da malha ferroviária.
Novos investimentos e aprimoramento dos contratos
O governo destaca a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). Também ressalta a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos.
Além disso, as parcerias público-privadas, liberarão recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.
*Com informações da Agência Brasil