Aumento no Registro de CNPJs no Brasil em 2022
De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o Brasil registrou a abertura de 367.339 novos CNPJs em agosto deste ano, o que representa uma média de 16 empreendimentos por dia útil. Esse número apresenta um aumento de 0,4% em comparação ao mesmo período de 2021. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as que mais se destacaram nesse crescimento em relação ao ano anterior.
Setores e Natureza Jurídica
A categoria de serviços foi a escolha predominante para iniciar um novo empreendimento, superando os segmentos de comércio e indústria. Os microempreendedores individuais (MEIs) representaram a maior parcela de empresas criadas, totalizando 271.531, seguidos pelas sociedades limitadas, com 76.942, e empresas individuais, com 10.196.
Destaques por Região
No mês de agosto, São Paulo se destacou entre as unidades federativas, com a criação de 110.212 novos CNPJs, liderando a lista. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná também apresentaram números significativos nesse aumento de registro de empresas.
Metodologia do Levantamento
Para o levantamento do Nascimento de Empresas, foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as unidades federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.
*Com informações da Agência Brasil