Empresários de bares e restaurantes pretendem contratar funcionários até o final do ano
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgado nesta segunda-feira (13) revelou que 35% dos empresários do setor pretendem contratar funcionários até o final do ano. Além disso, mais da metade (58%) espera manter o número de empregados, enquanto 7% poderão demitir parte das equipes.
Motivações para ampliação do quadro de funcionários
Entre os empresários que pretendem ampliar o quadro de funcionários, os motivos indicados foram reforço para atender às demandas da época (62%), necessidades de gestão e reorganização do negócio (22%) e renovação da equipe (20%). Ainda, 8% manifestaram o desejo de abrir filiais ou novas unidades.
Faturamento e dívidas no setor de bares e restaurantes
O levantamento também revelou que em setembro, 35% dos estabelecimentos tiveram lucro, 24% tiveram prejuízo e 40% fecharam o mês com desempenho semelhante a outros meses. Além disso, 40% dos estabelecimentos afirmaram ter dívidas em atraso, sendo que 75% dessas dívidas são relacionadas a impostos federais, seguido de 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% a fornecedores.
Reflexos das dificuldades financeiras no consumidor
As dificuldades financeiras enfrentadas pelos estabelecimentos têm refletido no consumidor, visto que apenas 33% das empresas decidiram não reajustar os preços dos produtos que oferecem. Entre aqueles que realizaram ajustes no cardápio, 24% optaram por calcular os valores abaixo da inflação dos últimos 12 meses, 34% ajustaram conforme a inflação e 8% optaram por corrigir os valores acima da média.
*Com informações da Agência Brasil