Petrobras encerra processos de desinvestimento
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, o encerramento de processos de desinvestimento que ainda não haviam alcançado a etapa de assinatura de contratos de venda. A decisão foi tomada com base em novos elementos estratégicos aprovados pelo Conselho de Administração da empresa.
Estratégias no segmento de exploração e produção
No segmento de exploração e produção, a Petrobras tem como objetivo maximizar o valor do seu portfólio, focando em ativos rentáveis, repor as reservas de óleo e gás, explorar novas fronteiras, aumentar a oferta de gás natural e promover a descarbonização das operações.
De acordo com o comunicado da empresa, o encerramento dos processos de desinvestimento do Polo Urucu, Polo Bahia Terra, Campo de Manati e da subsidiária Petrobras Operaciones S.A. se deve à aderência estratégica ao portfólio e ao perfil de rentabilidade.
Reavaliação periódica do portfólio
A Petrobras informou que os demais ativos do portfólio serão reavaliados periodicamente com base em premissas atualizadas de rentabilidade, aderência estratégica, oportunidades de descarbonização e estágio de sua vida produtiva.
Desinvestimentos no segmento de gás e energia
A companhia dará continuidade aos processos de desinvestimento relacionados à sua participação de 20% na sociedade Brasympe, proprietária da unidade termoelétrica Termocabo, movida a óleo combustível, à sua participação de 20% na UTE Suape II, também movida a óleo combustível, e à sua participação de 18,8% na UEG Araucária S.A.
A Petrobras afirmou que todas essas decisões fazem parte de um processo de gestão ativa do seu portfólio, em linha com os direcionadores estratégicos mais atualizados da companhia.
*Com informações da Agência Brasil