Alerta do Procon-SP: 78 sites para evitar durante a Black Friday
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) divulgou uma lista com 78 sites que devem ser evitados para compras online. Mesmo após notificações, 13 deles ainda estão no ar, o que levou o Procon-SP a alertar os consumidores, especialmente durante o período de promoções da Black Friday.
Procedimentos do Procon-SP
A lista é composta por empresas que já receberam reclamações e não responderam às notificações ou não resolveram os problemas dos consumidores. O Procon-SP realiza várias tentativas de contato, por e-mail, telefone e outros canais, antes de incluir o site na lista de “Evite esses Sites”.
Orientações para os consumidores
O Procon-SP orienta que os consumidores verifiquem se o site possui reclamações antes de realizar uma compra. A ausência de comentários de outros consumidores pode ser um sinal de alerta, assim como preços muito baixos. Além disso, é importante dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
Para garantir a segurança no pagamento, os consumidores devem verificar os dados da empresa em boletos e a titularidade de contas para depósito, entre outras informações. Além disso, é recomendado não clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou outras mensagens sem antes verificar no canal oficial do fornecedor.
Com essas orientações, o Procon-SP busca proteger os consumidores durante a Black Friday e outras promoções, evitando que caiam em armadilhas online e tenham problemas com as compras realizadas pela internet.
*Com informações da Agência Brasil