Programa Luz para Todos completa 20 anos e beneficia comunidades rurais
O Programa Luz para Todos completou 20 anos de atuação beneficiando comunidades rurais em todo o Brasil. Um desses exemplos é a história do produtor rural Dionízio Pereira Fonseca Junior, da comunidade quilombola Candeal II, em Feira de Santana, na Bahia. A chegada da energia elétrica em 2004 na localidade trouxe benefícios significativos para a família e a comunidade.
Segundo Dionízio, a energia elétrica trouxe facilidades no dia a dia, como acesso aos meios de comunicação, estudo e mudanças na produção da comunidade. O Programa Luz para Todos preencheu as lacunas de acesso à eletricidade e corrigiu distorções, transformando a realidade das famílias da comunidade.
Transformações na comunidade
A luz elétrica possibilitou a mecanização do processamento da mandioca, principal fonte de renda da comunidade, facilitando e aumentando a produção de farinha de mandioca, beiju e tapioca. Além disso, o acesso à eletricidade impactou positivamente no consumo de eletrodomésticos como geladeira, televisão, máquina de lavar e chuveiro elétrico, proporcionando mais conforto e qualidade de vida para os moradores.
Ampliação do Programa e impactos na vida rural
Desde a sua implementação, o Programa Luz para Todos beneficiou aproximadamente 18 milhões de pessoas, investindo R$ 24,3 bilhões na expansão da rede elétrica em todo o país. Os próximos anos serão marcados pela ênfase na população rural do Norte do país e das regiões remotas da Amazônia Legal, com a meta de beneficiar mais 500 mil famílias até 2026.
O Programa contribui não apenas para o acesso à eletricidade, mas para a melhoria da qualidade de vida e a redução de riscos, como incêndios domésticos, proporcionando condições melhores para estudo, produção e armazenamento de alimentos, e acesso a serviços essenciais.
Desafios e expansão do acesso à energia
Apesar dos desafios logísticos e custos para a expansão da energia elétrica em áreas rurais e remotas, o Programa Luz para Todos tem sido fundamental para garantir o acesso a um serviço essencial para a vida de qualquer pessoa. A extensão da eletricidade para áreas afastadas representa um direito do cidadão e impacta diretamente na melhoria da vida das pessoas que vivem nessas regiões.
*Com informações da Agência Brasil