Receita Federal paga lote residual de restituição do Imposto de Renda
Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal realiza o pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de janeiro. O total de 306.224 contribuintes que estavam na malha fina em anos anteriores e regularizaram sua situação com o Fisco receberão um montante de R$ 800 milhões. O pagamento será feito nas contas indicadas na declaração do imposto.
Prioridades de pagamento
Dentre os beneficiados, 8.613 são idosos acima de 80 anos, 67.695 têm idade entre 60 e 79 anos, 6.403 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 20.258 têm como principal fonte de renda o magistério. Além disso, 128.138 contribuintes receberão o pagamento neste lote por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento da restituição via PIX. Por fim, 75.117 contribuintes sem prioridade legal também serão contemplados.
Consulta à restituição
A consulta ao lote residual foi aberta no dia 24 e pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Para os contribuintes que não constarem na lista de pagamento, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar se há alguma pendência na declaração. Em caso positivo, é preciso enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Resgate do valor
Caso o crédito da restituição não seja efetuado, por exemplo, devido à desativação da conta informada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB por telefone.
Se o valor da restituição não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá requerer o montante no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada no banco”.
*Com informações da Agência Brasil