Taxa de desemprego no Brasil cai para 7,7% no terceiro trimestre de 2021
A taxa de desemprego no Brasil registrou uma queda significativa no terceiro trimestre deste ano, atingindo a marca de 7,7%. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Essa queda representa uma melhoria considerável em relação ao índice de desemprego de 8% no segundo trimestre e de 8,7% no mesmo período do ano passado.
Menor nível de desemprego desde 2014
Essa taxa de desemprego de 7,7% é a menor registrada desde o último trimestre de 2014, quando o índice ficou em 6,6%. Esse resultado é extremamente positivo e demonstra um avanço no mercado de trabalho brasileiro. Além disso, o número de pessoas desempregadas no terceiro trimestre foi de 8,3 milhões, o que representa uma queda de 3,8% em relação ao trimestre anterior e uma diminuição de 12,1% em comparação com o mesmo período de 2020.
Aumento na população ocupada
Por outro lado, a população ocupada registrou um aumento, alcançando a marca de 99,8 milhões de pessoas. Isso representa um crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior e de 0,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Esses números são os mais altos já registrados desde o início da série histórica em 2012.
Essa melhora no mercado de trabalho é um bom indicativo de recuperação da economia brasileira. Com mais pessoas ocupadas, há uma maior circulação de renda e uma redução na desigualdade social. Além disso, a taxa de desemprego em queda também mostra que as medidas adotadas pelo governo e pelas empresas para estimular a criação de empregos estão surtindo efeito.
Ainda que a situação seja animadora, é importante destacar que é necessário manter o ritmo de criação de empregos e investir em políticas de capacitação profissional. Dessa forma, será possível manter a trajetória de queda no desemprego e proporcionar um futuro melhor para todos os brasileiros.
*Com informações da Agência Brasil