Na região metropolitana da Cidade da Guatemala, onde a pobreza e a criminalidade são desafios diários, escolas públicas estão adotando uma abordagem inovadora para proteger os alunos da influência das gangues que dominam a área. Muitas famílias, oriundas do campo, enfrentam dificuldades para proteger seus filhos e, frequentemente, evitam que saiam à noite, inclusive para participar de eventos religiosos, devido à periculosidade da região.
Com o intuito de combater o aliciamento de menores por parte das gangues e oferecer uma alternativa positiva, as escolas públicas na cidade de Mixco introduziram o programa “Open the Book” da Sociedade Bíblica da Guatemala (SBG). Esse programa utiliza teatro de histórias bíblicas para envolver os alunos, combinando narrativas bíblicas com música, dança e lições morais.
Annalise Palma, da SBG, explicou que as gangues frequentemente tentam atrair os meninos, o que levou os pais a restringirem as atividades noturnas de seus filhos. “Mesmo que seja um culto, eles não vão”, disse Palma em entrevista à Religion News Service.
O programa da SBG envolve visitas às escolas, onde uma equipe interage com as crianças por meio de teatro, ministra reflexões e ora com os estudantes. O objetivo é proporcionar uma compreensão mais profunda das histórias bíblicas, ao mesmo tempo, em que transmite princípios morais fundamentais.
Escolas Beneficiadas
Uma das escolas beneficiadas pelo programa é a Escola Pública El Mezquital, localizada em uma favela na Cidade da Guatemala. A professora cristã Evelyn Divas introduziu o programa na escola, e os estudantes têm respondido positivamente. A aluna Alison Estefinea Gutierrez, de 11 anos, que perdeu três primos devido à violência das gangues, compartilhou que as aulas da SBG impactaram positivamente sua vida, ajudando-a a perdoar e a se tornar menos agressiva.
Outra estudante, Mayerly Martinez, descreveu a dura realidade em que vivem, com tiros constantes e a presença frequente de conflitos. Contudo, ela enfatizou como o estudo da Bíblia a ajudou a perdoar, oferecendo uma perspectiva de vida diferente.
Segundo o guiame, a diretora da Escola Pública El Mezquital, Davas, explicou que alguns alunos têm pais envolvidos em gangues, alguns dos quais estão presos por crimes graves. O programa de estudo bíblico visa apresentar uma realidade diferente para esses alunos, afastando-os das influências negativas das gangues. Davas expressou a visão do projeto como plantar uma semente, convidando os alunos a viverem uma vida boa e esperando que eles compreendam a mensagem ao longo do tempo.