Empresário Germano Gerdau Johannpeter falece aos 91 anos
No último dia 8, o empresário Germano Gerdau Johannpeter, acionista do grupo siderúrgico Gerdau, faleceu no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada apenas no dia seguinte, por meio do site oficial da empresa. Germano Gerdau, natural do Rio Grande do Sul, tinha 91 anos e a morte ocorreu por causas naturais.
Uma vida dedicada à indústria do aço
Germano Gerdau fez parte da quarta geração da família fundadora da empresa, juntamente com seus irmãos Klaus, Jorge e Frederico. Ele iniciou sua trajetória na companhia em 1951, ocupando o cargo de assistente da diretoria da Siderúrgica Riograndense. Ao longo dos anos, Germano ascendeu na empresa, ocupando diversos cargos até se tornar diretor-executivo em 1971 e, posteriormente, membro do Conselho de Administração. Sua atuação foi fundamental no desenvolvimento das estratégias comerciais da empresa.
“Os irmãos Klaus, Jorge e Frederico Gerdau Johannpeter reconhecem e agradecem imensamente a capacidade do Germano de conduzir de forma harmônica a relação entre os familiares”, diz um trecho do comunicado.
Além de seu legado na indústria do aço, Germano Gerdau também foi autor do livro “Memórias de Aço”. Ele deixou duas filhas e seis netos.
A trajetória da Gerdau
A empresa Gerdau foi fundada em Porto Alegre em 1901, a partir de uma fábrica de pregos. Atualmente, está presente em nove países e conta com quase 30 mil funcionários. A Gerdau é considerada a maior multinacional brasileira produtora de aço. Em 2018, a companhia passou a ser dirigida por um profissional externo à família fundadora, marcando uma nova fase em sua história.
*Com informações da Agência Brasil