Henrique Avancini, um dos maiores ciclistas brasileiros, anuncia aposentadoria para 2023
Henrique Avancini, considerado o maior nome do mountain bike no Brasil, divulgou nesta terça-feira (22) que planeja encerrar a carreira como atleta profissional ao final de 2023. O ciclista de 34 anos, natural de Petrópolis, conquistou ao longo de sua vitoriosa trajetória dois campeonatos mundiais de maratona cross-country (em 2018 e 2023).
O legado de Avancini no mountain bike brasileiro
Com essa decisão, Avancini, que alcançou a melhor colocação da história do Brasil no mountain bike em uma edição dos Jogos Olímpicos (terminando em 13º lugar na prova de cross-country em Tóquio), não participará dos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados em 2024, em Paris.
OBRIGADO, AVANCINI
Um dos maiores ciclistas da história, Henrique Avancini anuncia sua aposentadoria aos 34 anos.
Mundiais
Copas do Mundo
Pan-americanos
Sul-Americano
Uma verdadeira lenda do Ciclismo MTB! pic.twitter.com/TKqFukA1bl
— Time Brasil (@timebrasil) August 22, 2023
Em uma entrevista coletiva, Avancini revelou: “Três semanas antes do Mundial, eu tinha certeza de que retornaria como campeão e comecei a pensar no que viria a seguir. Foi então que tomei a decisão de que, se vencesse, seria suficiente. Qualquer coisa além disso seria pelo meu ego. Então, se eu me tornasse campeão, seria o fim. Ainda é a coisa que mais amo fazer na minha vida. A decisão foi difícil, mas estou tranquilo e satisfeito com tudo o que conquistei. Era o que eu precisava para encontrar paz na mente. Foi uma jornada incrível”, afirmou o ciclista.
Mesmo com o anúncio feito hoje, Avancini ainda vai competir em algumas provas até o final do ano como forma de se despedir do esporte de alto rendimento.
*Com informações da Agência Brasil