Brasil não conquista medalhas no WTT Contender Rio de Janeiro
Infelizmente, a equipe brasileira não conseguiu conquistar medalhas no WTT Contender Rio de Janeiro, uma etapa do circuito mundial de tênis de mesa que ocorreu na Arena Carioca I, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Essa foi a primeira vez que o Brasil sediou esse evento, que contou com a participação de 120 atletas de 35 países, incluindo 25 brasileiros (14 homens e 11 mulheres).
Resultados brasileiros no evento
Apesar da ausência de medalhas, alguns atletas brasileiros obtiveram bons resultados no torneio. Um destaque foi Bruna Takahashi, que chegou às semifinais da competição feminina, sendo derrotada pela sueca Linda Bergstrom por 3 sets a 1. Essa foi a melhor campanha de Bruna em competições do circuito WTT, igualando seus resultados anteriores em Lima (Peru) e Tunes (Tunísia), onde também chegou às semifinais.
Outra dupla brasileira que alcançou as semifinais foi Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi, mas acabaram sendo derrotados pelos espanhóis Maria Xiao e Alvaro Robles por 3 sets a 1.
Campeões do torneio e domínio coreano nas duplas
O título da competição de duplas mistas ficou com os sul-coreanos Lim Jonhghoon e Shin Yubin, que venceram os espanhóis Maria Xiao e Álvaro Robles por 3 sets a 1 na final. No individual feminino, a japonesa superou a sueca Linda Bergstrom por 4 sets a 1 para ficar com a medalha de ouro. Já entre os homens, o sueco Mattias Falck conquistou o ouro ao vencer o japonês Sora Matsushima por 4 sets a 2.
Nas competições de duplas, a Coreia do Sul dominou. Shin Yubin e Jeon Jihee venceram Choi Hyojoo e Kim Nayeong por 3 sets a 1 na final feminina, enquanto Lim Jonghoon e An Jaehyun derrotaram Lee Sang Su e Cho Daeseong por 3 sets a 1 na final masculina.
Pontuação no ranking e classificação para as Olimpíadas
Os vencedores do WTT Contender Rio de Janeiro receberam 400 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o que é importante para a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
*Com informações da Agência Brasil