Marina Dias conquista medalha de ouro no Mundial de Paraescalada
A paulista Marina Dias entrou para a história nesta quinta-feira (10) ao conquistar uma inédita medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Paraescalada, realizado em Berna, na Suíça. Nesta sua primeira participação em mundiais, Marina venceu a disputa na categoria RP3, destinada a atletas com limitações leves no alcance e na força.
Marina deixou para trás a britânica Christhiane Luttkhueizen, que ficou com a prata, e a holandesa Martha Evans, que levou o bronze. A escaladora brasileira já tinha subido no pódio três vezes nesta temporada, conquistando ouro em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e em Innsbruck, na Áustria, e bronze em Villars, na Suíça.
A superação de Marina Dias
Diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença degenerativa autoimune, Marina viu sua vida mudar drasticamente em 2009, quando o lado esquerdo do seu corpo foi afetado pela doença. Em busca de outras atividades físicas, ela acabou se apaixonando pela escalada.
Brasil no Mundial de Paraescalada
O Brasil passou três anos sem enviar representantes ao Mundial de Paraescalada e, este ano, voltou com força total. Além de Marina Dias, a delegação brasileira conta com os estreantes Luciano Frazão, na categoria AL 2, destinada a atletas com um dos membros inferiores amputados ou com severo comprometimento motor, e Leonardo Vilha, na AU3, com comprometimento em pelo menos uma das mãos ou com vários dedos ausentes ou com função motora reduzida.
Paraescalada no programa paralímpico
Embora a escalada já faça parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio e esteja confirmada para os Jogos de Paris em 2024, a paraescalada ainda não está inclusa no rol de esportes paralímpicos. No início de 2023, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) confirmou 22 modalidades para a Paralimpíada de Paris 2024 e deixou a possibilidade de incluir a paraescalada e o parasurfe a partir de Los Angeles 2028, desde que indicados pelo Comitê Organizador. A decisão final será anunciada até o final deste ano.
*Com informações da Agência Brasil