Surfista Chumbinho garante vaga nas Olimpíadas de 2024 e na WSL Finals
O surfista carioca João Chianca, conhecido como Chumbinho, conquistou a segunda vaga do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, além de se classificar para a WSL Finals, a decisão do título de 2023 da Liga Mundial de Surfe. Essas definições ocorreram na última etapa regular do circuito mundial de surfe, em Teahupo’o, no Taiti.
Conquistas de Chumbinho e Filipinho
Apesar de ter caído na repescagem na etapa do Taiti, Chumbinho somou pontos suficientes para continuar na luta pelo título de 2023 no WSL Finals e ainda garantiu a vaga olímpica. Ao final das 10 etapas regulares do circuito, Chumbinho ficou em quarto lugar no ranking mundial, com 43,950 pontos. Seu compatriota, Filipinho, lidera a lista com 58,300 pontos.
WSL Finals: disputa pelo título mundial
Apenas os cinco primeiros colocados no ranking mundial vão disputar o título mundial de 2023 no WSL Finals. Além de Chumbinho e Filipinho, o norte-americano Griffin Colapinto (2º), e os australianos Ethan Ewing (3º) e Jack Robinson (5º) completam o grupo de finalistas.
Medina fica fora do WSL Finals
O tricampeão mundial Gabriel Medina também tinha o sonho de garantir participação nas duas competições, mas não conseguiu vencer a etapa do Taiti. Medina chegou à final, mas foi superado pelo australiano Jack Robinson, que conquistou o título em Teahupo’o.
Com o sexto lugar no ranking mundial, Medina está fora do WSL Finals, que conta apenas com os cinco melhores da temporada. No entanto, ele ainda tem a chance de se classificar para Paris 2024 se vencer o ISA Games, o mundial da Associação Internacional de Surfe em Porto Rico, no próximo ano. Nesse caso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá a decisão de escolher qual atleta representará o país.
WSL Finals: data e local
O WSL Finals está programado para ocorrer de 8 a 16 de setembro, na praia de Lower Trestles, na cidade californiana de San Clemente, nos Estados Unidos.
*Com informações da Agência Brasil